1052
EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
PONTUAL, Pedro de Carvalho.
O processo educativo no
orçamento participativo
: Aprendizados dos atores
da sociedade civil e do estado. 2000. 421f. Tese (Dou-
torado em Educação) -- Programa Pós-Graduação
em Educação, Pontifícia Universidade Católica de São
Paulo (PUC-SP), São Paulo, 2000.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Orçamento participativo em
Porto Alegre: para uma democracia redistributiva. In:
SANTOS, Boaventura de Sousa.
Democratizar a de-
mocracia
: os caminhos da democracia participativa.
Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002. p.455 -559.
SCHUGURENSKY, Daniel. Citizenship learning for and
through participatory democracy. In: DALY, Katherine;
SCHUGURENSKY, Daniel; LOPES, Krista (Org.).
Learn-
ing democracy by doing:
Alternative practices in citi-
zenship learning and participatory democracy.Toron-
to: Transformative learning centre, 2009. p. 723-733.
STRECK, Danilo Romeu; ADAMS, Telmo. Lugares da partici-
pação e formação da cidadania.
Civitas
, Porto Alegre,
v. 6, n. 1, p.95-117 , 2006. Disponível em:
<http://revis taseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/civitas/article/ view/24/6950>. Acessado em 20 maio 2017.
WEYH, Cênio B.
Educar pela participação
: uma leitura polí-
tico-pedagógica do orçamento participativo estadual
no município de Salvador das Missões. Santo Ângelo:
FURI, 2011.