XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1051
EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
um projeto político construído a partir das bases. Porém,
as iniciativas de participação popular foram se transfor-
mando com o tempo e alguns princípios se modificando.
O próprio desafio de a população querer ocupar os espa-
ços institucionais e se fazer parte da gestão pública tem
influenciado nos processos participativos. Ainda pouco se
conseguiu avançar nas discussões que vão para além das
necessidades básicas da população, em que se possa dis-
cutir a política do município como um todo. Fica o questio-
namento de até que ponto realmente existe um interesse
na democratização das relações de poder por parte das
gestões públicas.
REFERÊNCIAS
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A pesquisa participante e a
participação da pesquisa: Um olhar entre tempos e
espaços a partir da América Latina. In: BRANDÃO, Car-
los Rodrigues; STRECK, Danilo R. (Org.).
Pesquisa Par-
ticipante
: a partilha do saber. Aparecida, SP: Idéias e
Letras, 2006. p. 21-54.
FREIRE, Paulo.
A educação na cidade.
7. ed. São Paulo: Cor-
tez, 2006.
FREIRE, Paulo.
Educação e mudança
. Rio de Janeiro: Paz e
Terra, 2013.
FREIRE, Paulo.
Pedagogia da autonomia
: saberes necessá-
rios à prática educativa. 50. ed. São Paulo: Paz e Terra,
1996.
FREIRE, Paulo.
Política e educação.
2. ed. São Paulo: Paz e
Terra, 2015.
HORN, Carlos Henrique.
Porto Alegre
: o desafio da mudan-
ça. Porto Alegre: Ortiz, 1994.
PIRES, Roberto; VAZ, Alexander. Para além da participação:
interfaces socioestatais no governo federal.
Lua nova
,
São Paulo, n. 93 p. 61-91, 2014.