1046
EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
cionais; Diretoria de Relações Comunitárias; Comissões de
Obra do OP; Conselho Municipal do OP; Conselho Municipal
de Saúde. Foram acompanhadas diversas atividades que fi-
zeram parte do sistema.
A relevância do estudo está no fato de que a práti-
ca educativa e as políticas públicas precisam ocupar-se não
apenas com as perguntas sobre quem é excluído ou incluído
e com as razões de exclusões e inclusões, mas também com
os projetos de sociedade e com visões de mundo e reali-
dade que sustentam essas práticas e políticas. É importante
que se estude e se tente compreender espaços como o or-
çamento participativo na busca de um movimento de contra
poder, visando romper com o que Freire (1996) chama de
cultura do silêncio, proporcionando aos sujeitos a possibili-
dade de dizer sua palavra.
O momento que vivemos pode ser caracterizado por
um declínio da cidadania. É cada vez mais comum o uso de
expressões como “democracia de baixa intensidade” para
tratar da falta de qualidade da cidadania. Segundo Streck e
Adams, “Corre-se hoje o risco de ter democracias sem cida-
dania. As denúncias da ausência dos cidadãos na vida públi-
ca e as tentativas de conectá-los à sua polis vêm de todos os
cantos do mundo”. (2006, p. 97, grifo do autor).
Uma saída para essa crise seria o aprofundamento dos
espaços de participação popular partindo de um pensar sobre
as dimensões pedagógicas que deles fazem parte. De acordo
com Schugurensky (2009), os campos da educação e da de-
mocracia participativa têm operado separadamente e apenas
recentemente existe um crescente esforço de estabelecer rela-
ções mais próximas entre os dois campos. Para tal, é preciso ver
a história como campo da possibilidade em que os sujeitos en-
volvidos nesses processos são atores e autores de suas vidas.
A PARTICIPAÇÃO POPULAR NA DISCUSSÃO DO
ORÇAMENTO PÚBLICO
Sabe-se que a participação é uma busca constante em
um governo chamado democrático, porém pode-se perce-