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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

cionais; Diretoria de Relações Comunitárias; Comissões de

Obra do OP; Conselho Municipal do OP; Conselho Municipal

de Saúde. Foram acompanhadas diversas atividades que fi-

zeram parte do sistema.

A relevância do estudo está no fato de que a práti-

ca educativa e as políticas públicas precisam ocupar-se não

apenas com as perguntas sobre quem é excluído ou incluído

e com as razões de exclusões e inclusões, mas também com

os projetos de sociedade e com visões de mundo e reali-

dade que sustentam essas práticas e políticas. É importante

que se estude e se tente compreender espaços como o or-

çamento participativo na busca de um movimento de contra

poder, visando romper com o que Freire (1996) chama de

cultura do silêncio, proporcionando aos sujeitos a possibili-

dade de dizer sua palavra.

O momento que vivemos pode ser caracterizado por

um declínio da cidadania. É cada vez mais comum o uso de

expressões como “democracia de baixa intensidade” para

tratar da falta de qualidade da cidadania. Segundo Streck e

Adams, “Corre-se hoje o risco de ter democracias sem cida-

dania. As denúncias da ausência dos cidadãos na vida públi-

ca e as tentativas de conectá-los à sua polis vêm de todos os

cantos do mundo”. (2006, p. 97, grifo do autor).

Uma saída para essa crise seria o aprofundamento dos

espaços de participação popular partindo de um pensar sobre

as dimensões pedagógicas que deles fazem parte. De acordo

com Schugurensky (2009), os campos da educação e da de-

mocracia participativa têm operado separadamente e apenas

recentemente existe um crescente esforço de estabelecer rela-

ções mais próximas entre os dois campos. Para tal, é preciso ver

a história como campo da possibilidade em que os sujeitos en-

volvidos nesses processos são atores e autores de suas vidas.

A PARTICIPAÇÃO POPULAR NA DISCUSSÃO DO

ORÇAMENTO PÚBLICO

Sabe-se que a participação é uma busca constante em

um governo chamado democrático, porém pode-se perce-