XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1041
EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
O PAPEL DO ENSINO DE ESPANHOL NA
EDUCAÇÃO POPULAR PRÉ-UNIVERSITÁRIA
Francyelle Viana da Rosa
1
Natalia Labella-Sánchez
RESUMO:
Dentro do contexto da educação popular (EP)
pré-universitária, o papel do ensino de espanhol é conci-
liar as exigências conteudistas dos exames de ingresso ao
ensino superior, os conhecimentos requeridos pelo Exame
Nacional do Ensino Médio (ENEM), e o compromisso da
educação popular que, baseada na
Pedagogia do Oprimido
,
de Paulo Freire (2017), busca, coletiva e horizontalmente a
tomada de consciência, por parte dos alunos, de suas rea-
lidades. Destacando os pressupostos freirianos como parte
essencial da base educacional popular, temos como obje-
tivo apresentar os desafios do educador popular de língua
espanhola, com foco na preparação de estudantes de baixa
renda para o ENEM e para o vestibular da Universidade Fe-
deral do Rio Grande do Sul (UFRGS). Nesta prova predomi-
nam questões estritamente gramaticais, de vocabulário e de
tradução. Ademais do vestibular, é necessária a preparação
para a prova do ENEM que requer, diferentemente do pri-
meiro, a compreensão leitora de textos de gêneros diver-
sos, relacionados, normalmente, a temas sociais, as relações
de colonização, campanhas governamentais, entre outros
(KANASHIRO, 2011). Partindo apenas dessas necessidades,
um pré-universitário popular poderia se assemelhar àque-
les que são de natureza privada, porém o primeiro exige,
além da preparação para os exames, o compromisso com os
ideais da EP. Estes ideais visam empenho na busca da liber-
dade daquele que se encontra marginalizado pela socieda-
de, oferecendo ferramentas para o desenvolvimento de uma
consciência crítica da sua realidade. Para tanto, é essencial
1
Licencianda em Letras - Português/Espanhol pela Universidade Federal do
Rio Grande do Sul (UFRGS),
<francyellevrosa@hotmail.com>.