1038
EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
ingressaram em instituições de ensino superior. Além dos
dados mais concretos, também é perceptível o desgaste
dos educandos, as problemáticas sociais que agravam a
sua evasão, como oportunidades de emprego, falta de di-
nheiro para deslocamento, adoecimento dos educandos os
impossibilitando de continuar no espaço educacional e a
sensibilidade de uma leitura de mundo para poder enten-
der os motivos de nós desistirmos de nossos espaços de
direitos e quem nos faz desistir.
De 2015 até 2017 houve uma queda de 40 educandos
matriculados no contexto no início do ano letivo, o que por
si só já qualifica a desmobilização e a falta de procura pelo
espaço formativo. Com a diminuição de procura, as segun-
das chamadas tornaram-se cada vez mais numerosas pela
evasão e esgotaram o número de suplentes cada vez mais,
criando assim a necessidade de seleção de novos educan-
dos na metade do ano cada vez mais cedo.
O contexto inicia seu ano letivo chamando 80 educan-
dos selecionados através do processo de seleção para in-
gresso, onde são considerados condicionantes sociais, pos-
sibilidade de locomoção até o espaço, dentre outros fato-
res. A queda na procura para ingressar o contexto pode ser
compreendida pelo desgaste do modelo econômico e so-
cial, (queda da procura que agravaria muito mais com uma
possível reforma da CLT e outras medidas de precarização
após o golpe de 2016) pois embora a menor procura, houve
um aumento no número de educandos que ingressaram em
instituições de ensino superior.
Outro dado relevante foi o número crescente de edu-
candos que ingressaram nas instituições de ensino superior
com um acréscimo anual de 2 ou 3 educandos (que toma-
mos conhecimento, é muito provável que esse número seja
maior) que passaram pelo contexto de 2015 até 2017.
ANÁLISE
Tomando conhecimento dos dados evidenciados, é
cabível algumas compreensões, dentre estas, a desmobiliza-