1034
EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
frentes de luta, possibilitar à comunidade o estudo em uma
universidade pública, através de pré-universitários popula-
res focados no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
Encontram-se vinculados ao programa 09 cursos Pré-
-Universitários Populares no município do Rio Grande/RS,
que estão em desenvolvimento nas vilas e bairros popula-
res da cidade. São eles: Paideia; Maxximus; Fênix; Acreditar;
Quinta Superação; Esperança, Pré-Universitário Povo Novo,
Cultura da Paz
4
e Educação para Pescadores Pré-Universi-
tário, o qual está situado na Ilha da Torotama. Além disto,
01 curso Pré-Universitário Popular em São José do Norte/
RS, Ousadia Popular; 01 curso Pré-Universitário Popular em
Capão do Leão/RS, Curso
Up
e 01 curso Pré-Universitário
Popular em Santo Antônio da Patrulha/RS, Super Ação Co-
munitária (Saci).
As vivências que emergem no Programa, são indis-
pensáveis para a compreensão do alcance que o trabalho
coletivo junto à comunidade. O PAIETS identifica sua conso-
lidação e pertinência na luta por uma universidade mais jus-
ta e democrática, bem como na construção de uma socie-
dade mais humana e igualitária, ao reconhecer as histórias
de vida dos sujeitos que contribuem para sua (re)existência.
Neste rumo, entendemos que o momento histórico
que vivemos, onde há a transição de um governo democrá-
tico para um governo ilegítimo, reflete em todas as cama-
das da sociedade, desde as unidades básicas de saúde, taxa
de desemprego, privatizações, congelamento de gastos,
reformas no sistema educacional e diversas outras atroci-
dades com o estado democrático de direito. Este cenário é
registrado também nos contextos populares e seus desdo-
bramentos interferem diretamente na maneira no contexto
Paideia, em seu funcionamento, com problemáticas para a
resistência e o reconhecimento como pertencente ao espa-
ço da universidade e refletindo na evasão de educadores,
educandos e coordenação.
4
Cabe ressaltar o contexto Cultura da Paz, que busca oportunizar a pessoas
em privação de liberdade um ambiente educativo que visa a reinserção
social e o ingresso à universidade, no horizonte da justiça restaurativa.