1030
EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
REFERÊNCIAS
BOBBIO, N.
Liberalismo e democracia.
São Paulo:
Brasiliense, 2000.
CAMARGO, M. E. S. A.
Jogos de Papéis (RPG) em Diálogo
com a Educação Ambiental:
aprendendo a participar
da gestão dos recursos hídricos na região metropoli-
tana de São Paulo. 2006. 175 p. Dissertação (Mestrado
em Ciência Ambiental). Universidade de São Paulo.
ELKONIN, D.
Psicologia do jogo.
São Paulo: Martins Fontes,
1998.
FREIRE, J. B.
O Jogo:
entre o riso e o choro. Campinas: Auto-
res Associados, 2002.
FREIRE, P.
Pedagogia da Esperança:
um reencontro com a
pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra,
1992.
_________
Pedagogia do Oprimido
. 17ª Edição. Rio de Janei-
ro: Paz e Terra, 1987.
_________ NOGUEIRA, A.
Que Fazer:
teoria e prática em edu-
cação popular. 4ª Edição. Petrópolis: Vozes, 1993.
GALLO, S.
Anarquismo e Educação:
os desafios para uma
pedagogia libertária hoje. Política & Trabalho (UFPB.
Impresso), v. 36, p. 169-186, 2012.
GRANDO, A. TAROUCO, L.
O Uso de Jogos Educacionais
do Tipo RPG na Educação.
2008. 10 p. Artigo (Pós-
-Graduação Informática na Educação). Universidade
Federal do Rio Grande do Sul.
HUIZINGA, J.
Homo ludens
. São Paulo: Perspectiva, 1993.
KASTENSMIDT, C.
A bandeira do elefante e da arara:
livro
de interpretação de papéis. São Paulo: Devir Livraria,
2017.
KROPOTKIN, P.
Ajuda mútua
: um fator de evolução. São Se-
bastião: A Senhora Editora, 2009.
MARINHO, R. B. et. al.
Pedagogia do Movimento:
universo
lúdico e psicomotricidade. Curitiba: InterSaberes, 2012.