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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
O jogo é capaz de absorver inteiramente o jogador,
sendo uma atividade prazerosa sem a necessidade de per-
der a sua seriedade. Inseridos nesse ambiente cativante, o
desenvolvimento acaba se estendendo para além do jogo,
onde os jogadores adquirem vínculos sociais e que estes
permanecem não só durante o jogo, mas também em seus
convívios. (HUIZINGA, 1993)
Segundo Freire e Nogueira (1993), o conceito de Edu-
cação Popular está baseado em de que forma o conheci-
mento acadêmico se coloca em dialética com o conheci-
mento das massas, e é através da experiência compartilhada
em que precisamos refletir e redefinir nossa luta. Ao traba-
lhar com o RPG fora dos ambientes institucionais e construir
esse tipo de Educação Popular ao não excluir nenhuma for-
ma de educando, incluindo até os considerados “excluídos”
e evadidos de escolas públicas e particulares, sendo que a
alfabetização também não é necessária para entrar em um
mundo fantasioso em outra época, em outro local e em um
diferente contexto. Pensando no modelo de escola ideal,
como problematizam Paulo Freire e Adriano Nogueira:
Educação não seria bancária. Quer dizer, não ha-
veria depósito de conhecimentos dentro da inte-
ligência silenciada do educando. Ninguém seria
considerado apenas carente, mas haveria um tipo
de estudo que pedisse aos professores e alunos a
participação e a criatividade. Educação não seria
acúmulo de conhecimentos. (FREIRE, NOGUEIRA,
1993, p. 60)
Segundo Marinho et al. (2012), para que o jogo se tor-
ne prazeroso, é necessário que os jogadores conheçam os
limites das regras para que possam usufruir, experimentar,
investigar, manipular, aprender e se desenvolverem. O fator
evolutivo do RPG pode ajudar na formação dos educandos
a buscarem outras fontes de conhecimento. Toda vez que
um jogador deseja que seu personagem adquira uma ha-
bilidade nova, é necessário encontrar alguém mais especia-
lizado para ensinar, isso em termos de jogo significa que
o personagem passará por experiências de aprendizado na