XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
O RPG NA GAMIFICAÇÃO COMO
FERRAMENTA DA EDUCAÇÃO POPULAR
Alan Lucena de Lima
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Palavras-chave:
RPG. Gamificação. Pedagogia Libertária.
Educação Popular.
INTRODUÇÃO
Este trabalho analisa o uso do
Role Playing Game
-
RPG na gamificação como uma ferramenta na mediação
pedagógica da Educação Popular freiriana com base na his-
tória do Brasil Colonial, exaltando suas culturas a partir dos
pontos de vista dos povos indígenas, africanos e europeus
explorados. A intenção é refletir o passado em um mundo
com possibilidades ilimitadas, entender o presente e propor
ações para o futuro que vão para além do jogo, mas discuti-
das dentro do ambiente fantasioso do RPG.
O RPG já vem sendo utilizado como uma proposta pe-
dagógica, como analisado no Referencial Teórico, dentro do
ambiente escolar. A novidade consiste em trabalhar com o
RPG fora das instituições de ensino, ainda com a proposta
pedagógica, utilizando como base a Educação Popular. Ao
trabalharmos o RPG junto com os oprimidos, os mesmos
trazem experiências próprias para dentro do ambiente do
jogo, identificando aspectos similares aos povos oprimidos
na época da colonização, cujo objetivo do jogo neste caso
é entender as estruturas de opressão no Brasil que se man-
tém há mais de 500 anos e ainda traz graves consequências
para o desenvolvimento de nossa nação a partir do ponto
de vista libertário.
Dentro da plataforma do RPG, o livro selecionado foi
A bandeira do elefante e da arara
, onde a aventura ocorre no
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Bacharel em Engenharia de Telecomunicações na Universidade Cidade de
São Paulo.
alan.lucena.lima@gmail.com