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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

O RPG NA GAMIFICAÇÃO COMO

FERRAMENTA DA EDUCAÇÃO POPULAR

Alan Lucena de Lima

1

Palavras-chave:

RPG. Gamificação. Pedagogia Libertária.

Educação Popular.

INTRODUÇÃO

Este trabalho analisa o uso do

Role Playing Game

-

RPG na gamificação como uma ferramenta na mediação

pedagógica da Educação Popular freiriana com base na his-

tória do Brasil Colonial, exaltando suas culturas a partir dos

pontos de vista dos povos indígenas, africanos e europeus

explorados. A intenção é refletir o passado em um mundo

com possibilidades ilimitadas, entender o presente e propor

ações para o futuro que vão para além do jogo, mas discuti-

das dentro do ambiente fantasioso do RPG.

O RPG já vem sendo utilizado como uma proposta pe-

dagógica, como analisado no Referencial Teórico, dentro do

ambiente escolar. A novidade consiste em trabalhar com o

RPG fora das instituições de ensino, ainda com a proposta

pedagógica, utilizando como base a Educação Popular. Ao

trabalharmos o RPG junto com os oprimidos, os mesmos

trazem experiências próprias para dentro do ambiente do

jogo, identificando aspectos similares aos povos oprimidos

na época da colonização, cujo objetivo do jogo neste caso

é entender as estruturas de opressão no Brasil que se man-

tém há mais de 500 anos e ainda traz graves consequências

para o desenvolvimento de nossa nação a partir do ponto

de vista libertário.

Dentro da plataforma do RPG, o livro selecionado foi

A bandeira do elefante e da arara

, onde a aventura ocorre no

1

Bacharel em Engenharia de Telecomunicações na Universidade Cidade de

São Paulo.

alan.lucena.lima@gmail.com