Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1018 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1018 / 2428 Next Page
Page Background

1018

EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

Ainda que as fotos revelem, por si só, a riqueza do

encontro, complementa-se esta declaração de amor pela

vida através das palavras da mediadora deste Círculo, que

compartilha seu olhar: “o

principal despertar do segundo

Círculo foi a luta pela formação humana frente às políticas

educacionais e as lutas populares pela educação pública,

gratuita e de qualidade, tendo em vista a valorização dos

cidadão e da dignidade humana. Educar com a população

é abrir debate, diálogo, escutar de forma criativa, amoro-

sa, alegre, com ética, direitos, compromisso e democra-

cia”(PAULO, in Círculo Freireano, Poiesis, 2018). No texto

analisado no Círculo, pela autora Fernanda Paulo (2013),

ela ressalta que a execução das políticas públicas vem sen-

do realizada através dos movimentos sociais populares, via

legislações e parcerias entre Estado e a sociedade civil. As

pesquisas socioantropológicas citadas pela autora permi-

tem leitura da realidade, valorização das leituras de mundo

e realidades de vida de cada um, tendo em vista “a neces-

sidade de saber do outro, conhecer o outro, se envolver

com diferentes vidas, para poder acolher a dura realidade

de negação de direitos, falta de acesso e oportunidades de

muitas famílias que vivem em vulnerabilidade social”(PAU-

LO, in Círculo de Cultura Freireano, 2018). A atuação do

educador popular é de extrema importância para a realiza-

ção desse acolhimento e aprendizado de crianças, jovens

e adultos.

Neste momento, estamos analisando os impactos

e reverberações que se dão nos próprios Círculos e tam-

bém em redes sociais, pelas pessoas que estão a participar

do projeto. As pessoas falam, registram, escrevem, de suas

humanidades, do quanto os Círculos estão abrindo possibi-

lidades concretas, do quanto elas estão buscando efetivar

práticas transformadoras pensadas, a partir dos Círculos, das

reflexões que tem-se produzido, da reorganização de pen-

samentos acerca das práticas cotidianas na escola ou fora

dela. Para nós também, autoras desse trabalho, estes en-

contros têm nos mantido motivadas para educar, disseminar