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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
Ainda que as fotos revelem, por si só, a riqueza do
encontro, complementa-se esta declaração de amor pela
vida através das palavras da mediadora deste Círculo, que
compartilha seu olhar: “o
principal despertar do segundo
Círculo foi a luta pela formação humana frente às políticas
educacionais e as lutas populares pela educação pública,
gratuita e de qualidade, tendo em vista a valorização dos
cidadão e da dignidade humana. Educar com a população
é abrir debate, diálogo, escutar de forma criativa, amoro-
sa, alegre, com ética, direitos, compromisso e democra-
cia”(PAULO, in Círculo Freireano, Poiesis, 2018). No texto
analisado no Círculo, pela autora Fernanda Paulo (2013),
ela ressalta que a execução das políticas públicas vem sen-
do realizada através dos movimentos sociais populares, via
legislações e parcerias entre Estado e a sociedade civil. As
pesquisas socioantropológicas citadas pela autora permi-
tem leitura da realidade, valorização das leituras de mundo
e realidades de vida de cada um, tendo em vista “a neces-
sidade de saber do outro, conhecer o outro, se envolver
com diferentes vidas, para poder acolher a dura realidade
de negação de direitos, falta de acesso e oportunidades de
muitas famílias que vivem em vulnerabilidade social”(PAU-
LO, in Círculo de Cultura Freireano, 2018). A atuação do
educador popular é de extrema importância para a realiza-
ção desse acolhimento e aprendizado de crianças, jovens
e adultos.
Neste momento, estamos analisando os impactos
e reverberações que se dão nos próprios Círculos e tam-
bém em redes sociais, pelas pessoas que estão a participar
do projeto. As pessoas falam, registram, escrevem, de suas
humanidades, do quanto os Círculos estão abrindo possibi-
lidades concretas, do quanto elas estão buscando efetivar
práticas transformadoras pensadas, a partir dos Círculos, das
reflexões que tem-se produzido, da reorganização de pen-
samentos acerca das práticas cotidianas na escola ou fora
dela. Para nós também, autoras desse trabalho, estes en-
contros têm nos mantido motivadas para educar, disseminar