XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
dialético de Marx para tentar desenvolver uma nova psico-
logia, estudando uma microestrutura para fornecer um qua-
dro geral da macroestrutura. O autor cita as dificuldades em
analisar a obra de Vigotski, a primeira por romper com a
censura burguesa e a segunda com a censura do próprio
comunismo, principalmente advinda pelo stalinismo. A con-
tribuição de Vigotski para a educação, a partir da análise
do RPG, é que vários processos de desenvolvimento se dão
através da interação das pessoas com o seu ambiente e em
cooperação com outros indivíduos. No âmbito da educação,
Vigotski se assemelha a Paulo Freire no que diz em relação
a que o indivíduo não pode aprender de maneira unilate-
ral, descontextualizada e ahistórica, dependendo da herança
cultural da humanidade, da mesma forma que Freire (1987,
p. 29) defendia que “[...] não é autolibertação - ninguém se
liberta sozinho, também não é libertação de uns feitas por
outros”. O autor ainda defende que, a partir das leituras vi-
gotskianas, a imaginação é essencial ao desenvolvimento,
contribuindo para a fixação psíquica do aprendizado, onde
o RPG é uma importante ferramenta a ser utilizada na edu-
cação, uma vez que as situações imaginárias mediadas pelo
educador permitem aos educandos significantes exercícios
de moral e ética, contextualizadas a partir de experiências
vivenciadas no ambiente imaginário de outra época e outras
culturas: “[...] o jogo de RPG permite um pensamento dialéti-
co e mais holístico da realidade [...]” (SCHMIDT, 2008, p. 73).
No processo da educação com a gamificação como
forma de apoio para o desenvolvimento de competência e
habilidades dos educandos, temos que:
[...], auxiliando este no desenvolvimento da criativi-
dade, leitura, escrita, expressão verbal, organização
do pensamento e do texto, convivência em grupo,
argumentação entre outras competências sociais,
além de manter viva dentro dele a imaginação e a
fantasia. (Grando e Tarouco, 2008, p.1)
O RPG cumpre um papel interessante na educação
combinando a ludicidade com os aspectos da realidade