XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1025
EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
ser construída a partir desse ponto inicial. Dessa forma, po-
demos trabalhar com diversas questões sociais da época do
Brasil Colonial para traçar um paralelo com os dias atuais, in-
citando assim a reflexão dos educandos, analisando de que
forma as experiências pessoais vão interferir em suas esco-
lhas no decorrer da história, dando ao mediador a escolha
de permanecer no tema já selecionado ou improvisar para a
discussão de outros que possam surgir.
As sessões não possuem um tempo estipulado, vai
depender das condições do jogo, do tempo dado à intro-
dução, pois é preciso contextualizar para que os jogadores
possam imergir no ambiente. Também não pode ficar muito
extensa para que não se perca no caminho, dificultando as
propostas estabelecidas e forçando a improvisação. O ideal
é que a sessão se encerre assim que comece a rumar para
outro sentido, para que o mediador possa planejar melhor
para a próxima sessão, mas também não deve ficar restrito
a regras de limitação de tempo caso a sessão esteja fluindo.
ANÁLISE DA GAMIFICAÇÃO
Segundo Elkonin (1998), os jogos surgiram principal-
mente para estimular os jovens e as crianças no trabalho em
grupo e para entenderem sua própria cultura e seu meio
social envolvendo fenômenos sócio-econômicos-culturais
de forma crítica no contexto histórico. Para o autor, o papel
social e as ações tomadas no jogo possibilitam sua análise
dialética dentro do ambiente imaginário.
A ludicidade é um fator importante no desenvolvi-
mento do ser, vivenciando experiências intelectuais e cor-
porais, conforme:
[...] o jogo é educativo e imprescindível, pois pos-
sibilita [...] uma aprendizagem através de vivências
corporais, por meio dos quais pode experimentar
sensações e explorar as possibilidades de movi-
mento do seu corpo e do espaço, adquirindo um
saber globalizado a partir de situações concretas.
(Marinho et. al, 2012, p. 83)