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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
Brasil no ano de 1576 e possibilita trabalhar diversas áreas
de conhecimento, como história, geografia, política, religião,
cultura, matemática, mitologia, linguística, entre tantas ou-
tras. Segundo Kastensmidt (2017), o jogo pode ser ambien-
tado em outras épocas, bastando fazer alguns ajustes no
sistema do jogo.
OBJETIVO
O uso do RPG dentro da Educação Popular tem como
objetivo incentivar o pensamento crítico nos processos his-
tóricos problematizando a manutenção do status quo da
classe dominante ao mesmo tempo em que rompe com o
individualismo moderno do discurso neoliberal.
O neoliberalismo herda do liberalismo clássico a con-
cepção individual do ambiente de competição na sociedade
(BOBBIO, 2000), enquanto o RPG é contrário a essa ideolo-
gia, sendo dessa forma um dos objetivos deste trabalho o
incentivo à cooperação, uma vez que os personagens pos-
suem habilidades que se tornam complementares de maneira
conjunta, como cada um possuir mais de uma língua para
se comunicarem com outros povos, treinamento de combate
corpo a corpo e à distância, primeiros socorros, conhecimen-
tos diversos e habilidades sociais específicas. O grupo se tor-
na mais forte na medida em que trabalha junto e enfraquece
com disputas internas, possibilitando assim a compreensão
da importância da coletividade e da ajuda mútua.
Para que os jogadores consigam interpretar os seus
personagens de forma fidedigna, é necessário que conhe-
çam a cultura e os costumes de seu povo, incentivando a
prática da pesquisa e da leitura, enriquecendo as aventuras
de forma que não somente o educador possa trazer aspec-
tos educacionais, mas também os educandos, dessa forma
trabalhando a dialética da Educação Popular freiriana.
REFERENCIAL TEÓRICO
Schmidt (2008) faz uma análise acerca do RPG nas
concepções de Vigotski (1896 – 1934), que utiliza o método