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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

época, cabendo ao mediador interpretar como serão essas

experiências, podendo ser pouco ou muito detalhadas, esti-

mulando os jogadores a interagirem com o ambiente, com

a situação e com outros personagens. Para Freire (2002, p.

7): “As relações entre jogo e educação, jogo e cultura, jogo e

sociedade, jogo e processos de desenvolvimento da criança,

jogo e vida são tecidas juntas”.

RPG NA PEDAGOGIA LIBERTÁRIA

Uma das dificuldades atuais da pedagogia libertária

é a constante transformação do capitalismo, exigindo uma

reformulação das lutas sociais e políticas. O capitalismo tem

como função oferecer uma educação hierarquizada, onde a

classe dominante detém os conhecimentos para gerenciar

os meios de produção e as classes dominadas recebem os

treinamentos voltados à produção. Para superar a concep-

ção bancária freiriana da educação e avançar em uma au-

tonomia criativa dos educandos, é necessário um processo

educativo voltado para a singularidade, ao mesmo tempo

em que se relacionam como membros da coletividade. Além

disso, destaca-se a necessidade de uma educação moral com

igualdade, liberdade e solidariedade (GALLO, 2012). É com

base nesses valores morais, de autonomia, criatividade, sin-

gularidade e coletividade que as aventuras devem se pautar

para se pensar no RPG como uma ferramenta importante

na Educação Popular como forma de combater a alienação:

“Como o socialismo libertário vê no homem alienado um

dos pilares da sociedade de exploração, a educação deve ser

um instrumento para a superação dessa alienação” (GALLO,

2012, p. 175).

Segundo Kropotkin (2009), a ajuda mútua está pre-

sente em diversas espécies de animais e principalmente em

humanos em toda a sua evolução, tanto nos períodos de

paz como de guerra. Apesar de o Estado criar mecanismos

para suprimir e extinguir livres associações de cidadãos ba-

seadas no apoio mútuo, absorvendo as funções sociais e

favorecendo o desenvolvimento desenfreado do individua-