XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1027
EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
época, cabendo ao mediador interpretar como serão essas
experiências, podendo ser pouco ou muito detalhadas, esti-
mulando os jogadores a interagirem com o ambiente, com
a situação e com outros personagens. Para Freire (2002, p.
7): “As relações entre jogo e educação, jogo e cultura, jogo e
sociedade, jogo e processos de desenvolvimento da criança,
jogo e vida são tecidas juntas”.
RPG NA PEDAGOGIA LIBERTÁRIA
Uma das dificuldades atuais da pedagogia libertária
é a constante transformação do capitalismo, exigindo uma
reformulação das lutas sociais e políticas. O capitalismo tem
como função oferecer uma educação hierarquizada, onde a
classe dominante detém os conhecimentos para gerenciar
os meios de produção e as classes dominadas recebem os
treinamentos voltados à produção. Para superar a concep-
ção bancária freiriana da educação e avançar em uma au-
tonomia criativa dos educandos, é necessário um processo
educativo voltado para a singularidade, ao mesmo tempo
em que se relacionam como membros da coletividade. Além
disso, destaca-se a necessidade de uma educação moral com
igualdade, liberdade e solidariedade (GALLO, 2012). É com
base nesses valores morais, de autonomia, criatividade, sin-
gularidade e coletividade que as aventuras devem se pautar
para se pensar no RPG como uma ferramenta importante
na Educação Popular como forma de combater a alienação:
“Como o socialismo libertário vê no homem alienado um
dos pilares da sociedade de exploração, a educação deve ser
um instrumento para a superação dessa alienação” (GALLO,
2012, p. 175).
Segundo Kropotkin (2009), a ajuda mútua está pre-
sente em diversas espécies de animais e principalmente em
humanos em toda a sua evolução, tanto nos períodos de
paz como de guerra. Apesar de o Estado criar mecanismos
para suprimir e extinguir livres associações de cidadãos ba-
seadas no apoio mútuo, absorvendo as funções sociais e
favorecendo o desenvolvimento desenfreado do individua-