XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1033
EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
PAIDEIA: EVASÃO EM UM PRÉ
UNIVERSITÁRIO POPULAR EM TEMPOS
DE GOLPE E RETIRADA DE DIREITOS
– AINDA PODEMOS SONHAR!?
Eduardo Dasso Rodrigues
1
Roberta Avila Pereira
2
Vilmar Alves Pereira
3
Palavras-chave:
Educação Popular. Democracia. Trabalho.
INTRODUÇÃO
O presente trabalho é um relato de experiência, uma
análise de conjuntura e o fomento de um questionamento
de um educando egresso e atual educador e coordenador
do Pré-Universitário Popular Paideia, contexto que integra o
Programa de Auxílio ao Ingresso nos Ensinos Técnico e Supe-
rior – PAIETS da Universidade Federal do Rio Grande – FURG.
O PAIETS é programa de extensão contemplado no
edital PROEXT 06/2007, visando contribuir na criação e ma-
nutenção de diversos cursos populares voltados à luta de
ingresso da comunidade popular ao ensino técnico e su-
perior públicos. Neste sentido, visa, entre outros aspectos e
1
Acadêmico do Curso de História Licenciatura na Universidade Federal do
Rio Grande. Bolsista PET Conexões de Saberes da Educação Popular e Sa-
beres Acadêmicos. Integrante do Grupo de Estudos Sobre os Fundamentos
da Educação Ambiental Popular -GEFEAP e Militante do Movimento Social
Kizomba, e-mail:
eduardodasso@gmail.com2
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental – PP-
GEA da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Integrante do Grupo
de Estudos sobre Fundamentos da Educação Ambiental e Popular – GE-
FEAP, bolsista CAPES. E-mail:
robertapereira108@gmail.com3
Professor Doutor, em Educação. Coordenador do Programa de Pós-Gra-
duação em Educação Ambiental – PPGEA da Universidade Federal do Rio
Grande - FURG. Tutor do Programa de Educação Tutorial – PET – Conexões
de Saberes da Educação Popular e Saberes Acadêmicos. Coordenador do
Grupo de Estudos sobre Fundamentos da Educação Ambiental e Popular
(GEFEAP). E-mail:
vilmaralvespereira@gmail.com