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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

educação no Brasil, por de fato ser um revolucionário de seu

tempo, acreditando uma sociedade melhor a partir de uma

educação como forma de libertação.

A pedagogia do oprimido, como pedagogia huma-

nista e libertadora, terá dois momentos distintos. O

1º em que os oprimidos vão desvelando o mundo

da opressão e vão comprometendo-se, na práxis,

com a sua transformação; o 2º, em que, transfor-

mada a realidade opressora, esta pedagogia deixa

de ser do oprimido e passa a ser a pedagogia dos

homens em processo de permanente libertação.

(FREIRE, 1980, p. 32)

Com a política atual, em que a retirada dos direitos so-

ciais e encolhimento da frágil democracia brasileira, os mo-

vimentos sociais populares, que reivindicavam a ocupação

de espaços negligenciados às camadas populares, demons-

tram sua resistência frente a lógica que reforçava conceitos

como “qualidade e excelência”, “produtividade”, “sucesso”,

vinculados à um ideal meritocrático e de cunho opressor, o

qual tem desconsiderado os elementos condicionantes de

uma sociedade desigual. Em diferentes momentos da histó-

ria da Educação Brasileira, tivemos a luta pela alfabetização,

pela Educação Básica e pelo Acesso e Permanência no Ensi-

no Superior. Neste sentido, compreendemos que, mais uma

vez, é necessário que os contextos de Educação Popular,

que lutam pela emancipação humana, resistam e afirmem

sua posição política no cenário brasileiro atual.

CAMINHOS DO ESTUDO

A pesquisa se embasou em análises de vivências,

conjuntura da política nacional e dados do contexto Pré-

-Universitário Popular Paideia. Dentre os dados analisados

foram levados em consideração, número de inscrições do

contexto de 2015 até 2017, número de educandos cha-

mados para ingressar no contexto por chamada regular e

segunda chamada, número de educandos que se mantive-

ram até o fim do ano letivo e número de educandos que