XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1037
EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
educação no Brasil, por de fato ser um revolucionário de seu
tempo, acreditando uma sociedade melhor a partir de uma
educação como forma de libertação.
A pedagogia do oprimido, como pedagogia huma-
nista e libertadora, terá dois momentos distintos. O
1º em que os oprimidos vão desvelando o mundo
da opressão e vão comprometendo-se, na práxis,
com a sua transformação; o 2º, em que, transfor-
mada a realidade opressora, esta pedagogia deixa
de ser do oprimido e passa a ser a pedagogia dos
homens em processo de permanente libertação.
(FREIRE, 1980, p. 32)
Com a política atual, em que a retirada dos direitos so-
ciais e encolhimento da frágil democracia brasileira, os mo-
vimentos sociais populares, que reivindicavam a ocupação
de espaços negligenciados às camadas populares, demons-
tram sua resistência frente a lógica que reforçava conceitos
como “qualidade e excelência”, “produtividade”, “sucesso”,
vinculados à um ideal meritocrático e de cunho opressor, o
qual tem desconsiderado os elementos condicionantes de
uma sociedade desigual. Em diferentes momentos da histó-
ria da Educação Brasileira, tivemos a luta pela alfabetização,
pela Educação Básica e pelo Acesso e Permanência no Ensi-
no Superior. Neste sentido, compreendemos que, mais uma
vez, é necessário que os contextos de Educação Popular,
que lutam pela emancipação humana, resistam e afirmem
sua posição política no cenário brasileiro atual.
CAMINHOS DO ESTUDO
A pesquisa se embasou em análises de vivências,
conjuntura da política nacional e dados do contexto Pré-
-Universitário Popular Paideia. Dentre os dados analisados
foram levados em consideração, número de inscrições do
contexto de 2015 até 2017, número de educandos cha-
mados para ingressar no contexto por chamada regular e
segunda chamada, número de educandos que se mantive-
ram até o fim do ano letivo e número de educandos que