XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1043
EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
PARTICIPAÇÃO POPULAR E FORMAÇÃO
PARA CIDADANIA: UM OLHAR FREIRIANO
SOBRE O SISTEMA DE PARTICIPAÇÃO
POPULAR E CIDADÃ DE CANOAS
Paloma de Freitas Daudt
1
Participar é bem mais do que, em certos fins de se-
mana, ‘oferecer’ aos pais a oportunidade de, repa-
rando deteriorações, estragos das escolas, fazer as
obrigações do próprio Estado. [...] Participar é dis-
cutir, é ter voz, ganhando-a, na política educacional
das escolas, na organização de seus orçamentos
(FREIRE, 2006, p. 127).
Palavras-chave:
Participação Popular. Cidadania. Educação
Popular. Orçamento Participativo.
INTRODUÇÃO
A participação popular ganhou um espaço de desta-
que em diversas gestões públicas no Brasil nas últimas dé-
cadas. Com a Constituição Federal de 1988 uma variedade
de formas de interação entre órgãos do Poder Executivo e
atores sociais diversos tem sido institucionalizada e mobili-
zada na produção de políticas públicas – indo desde fóruns
públicos de participação e debate, como os conselhos, con-
ferências e audiências públicas, a formas mais individualiza-
das ou mediadas por tecnologias de informação, como as
ouvidorias e as consultas públicas, incluindo ainda reuniões,
grupos de trabalho, mesas de negociação, comissões e co-
mitês específicos envolvendo representantes do governo e
da sociedade. (PIRES; VAZ, 2014).
Com o fim da ditadura civil militar do Brasil as forças
democráticas e populares conquistam um número expres-
1
Bolsista Capes/PROEX de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em
Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. E-mail:
palomadaudt@ hotmail.com