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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

PARTICIPAÇÃO POPULAR E FORMAÇÃO

PARA CIDADANIA: UM OLHAR FREIRIANO

SOBRE O SISTEMA DE PARTICIPAÇÃO

POPULAR E CIDADÃ DE CANOAS

Paloma de Freitas Daudt

1

Participar é bem mais do que, em certos fins de se-

mana, ‘oferecer’ aos pais a oportunidade de, repa-

rando deteriorações, estragos das escolas, fazer as

obrigações do próprio Estado. [...] Participar é dis-

cutir, é ter voz, ganhando-a, na política educacional

das escolas, na organização de seus orçamentos

(FREIRE, 2006, p. 127).

Palavras-chave:

Participação Popular. Cidadania. Educação

Popular. Orçamento Participativo.

INTRODUÇÃO

A participação popular ganhou um espaço de desta-

que em diversas gestões públicas no Brasil nas últimas dé-

cadas. Com a Constituição Federal de 1988 uma variedade

de formas de interação entre órgãos do Poder Executivo e

atores sociais diversos tem sido institucionalizada e mobili-

zada na produção de políticas públicas – indo desde fóruns

públicos de participação e debate, como os conselhos, con-

ferências e audiências públicas, a formas mais individualiza-

das ou mediadas por tecnologias de informação, como as

ouvidorias e as consultas públicas, incluindo ainda reuniões,

grupos de trabalho, mesas de negociação, comissões e co-

mitês específicos envolvendo representantes do governo e

da sociedade. (PIRES; VAZ, 2014).

Com o fim da ditadura civil militar do Brasil as forças

democráticas e populares conquistam um número expres-

1

Bolsista Capes/PROEX de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em

Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. E-mail:

palomadaudt@ hotmail.com