1042
EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
que as aulas de espanhol sejam um espaço horizontal de
contato com novas culturas e de debates históricos, políti-
cos e sociais. Por meio da socialização e análise de um ma-
terial didático utilizado nas monitorias de língua espanhola
em um projeto educacional desenvolvido como extensão
na UFRGS (PEAC - Projeto Educacional Alternativa Cidadã),
discorreremos sobre a possibilidade de conciliação entre as
exigências dos exames e os pressupostos da EP por meio de
aulas que vão além da exposição de conteúdos linguísticos,
gramaticais e de compreensão leitora, aproximando os su-
jeitos da aprendizagem de outros contextos sócio-culturais,
como um instrumento de conscientização de suas realida-
des histórica e social (BRASIL, 2006).
Palavras-chave:
Espanhol. Educação popular. Vestibular.
ENEM.
REFERÊNCIA
BRASIL.
Orientações Curriculares para o Ensino Médio
(OCEM). Vol. 1. Linguagens, códigos e suas tecnolo-
gias. Brasília: MEC/SEMTEC, 2006.
FREIRE, Paulo.
Pedagogia do Oprimido
. - 64. ed.- Rio de
Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2017.
KANASHIRO, Daniela. ENEM:
consideraciones acerca del
examen en el contexto educativo brasileño y análi-
sis de los reactivos según presupuestos de la com-
prensión lectora.
In: XIX SEMINARIO DE DIFICULTA-
DES ESPECÍFICAS DE LA ENSEÑANZA DEL ESPAÑOL A
LUSOHABLANTES: LA EVALUACIÓN EN LA ENSEÑAN-
ZA DEL ESPAÑOL. 2011, São Paulo. Anais… , Brasília:
Embajada de España en Brasil, 2011. p. 8-18.