XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1143
EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
A FEIRA DE CIÊNCIAS NA ESCOLA
PÚBLICA: AÇÕES PARA A PROMOÇÃO NA
DOCÊNCIA E NA DISCÊNCIA DA PESQUISA
COMO UM ATO COLETIVO E DEMOCRÁTICO
Mônica da Silva Gallon
1
Jonathan Zotti da Silva
2
Ana Paula Pereira da Costa Debus
3
INTRODUÇÃO
Iniciamos esse artigo contando um pouco da nossa
experiência enquanto docentes de uma escola pública de
ensino fundamental da região metropolitana de Porto Ale-
gre e o ato democrático de gerir uma mostra científica, com
a participação de diferentes atores participantes dessa ins-
tituição.
Somos professores de estudantes dos anos finais do
ensino fundamental. Possuímos trajetórias acadêmicas di-
ferentes, em áreas distintas bem como nossas caminhadas
profissionais até nossos caminhos se cruzarem nessa escola.
Porém, percebemo-nos enquanto docentes como sujeitos
preocupados com a formação dos nossos estudantes - esco-
lar e, principalmente, humana -, e compromissados com os
nossos fazeres docentes. E nesse sentido, compartilhamos
da ideia de Freire (1996, p. 32) de que “não há ensino sem
pesquisa e pesquisa sem ensino”. Percebemos em nosso
grupo o potencial que juntos tínhamos e a partir de nossas
experiências, de nossas vontades, lançamo-nos em construir
1
Professora Anos Finais – Ciências da rede municipal de Canoas/RS. Douto-
randa pelo PPG em Educação em Ciências e Matemática – PUCRS.
monica. gallon@gmail.com2
Professor Anos Finais – Língua Portuguesa da rede municipal de Canoas/
RS. Mestrando pelo PPG em Letras - UFRGS.
jonzsilva@gmail.com3
Professora Anos Finais – Língua Inglesa da rede municipal de Canoas/RS.
Especialista
Ensino/aprendizagem em LE - UERN
.
anapaulapcdebus@ gmail.com