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EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

juntos uma proposta que trouxesse a iniciação científica às

nossas salas de aula, interdisciplinarmente, com objetivos

comuns e, principalmente, desafiando a nós mesmos no ato

de aprender junto com nossos estudantes.

A pesquisa como estratégia de ensino vem ganhando

espaço nas salas de aula brasileiras e seus princípios estão

entre as competências que a nova Base Nacional Comum

Curricular (BRASIL, 2017, p. 7):

Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abor-

dagem própria das ciências, incluindo a investiga-

ção, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a

criatividade, para investigar causas, elaborar e tes-

tar hipóteses, formular e resolver problemas e criar

soluções (inclusive tecnológicas) com base nos co-

nhecimentos de diferentes áreas.

As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Bási-

ca (BRASIL, 2013) também trazem a pesquisa como princípio

pedagógico. O documento reforça a ideia da escola como

centro do conhecimento e que “a pesquisa como princípio

pedagógico esteja presente em toda a educação escolar

dos que vivem/viverão do próprio trabalho” (BRASIL, 2013,

p. 164). E afirmam:

A pesquisa escolar motivada e orientada por pelos

professores, implica na identificação de uma dúvida

ou problema, na seleção de informações de fontes

confiáveis, na interpretação e elaboração dessas in-

formações e na organização e relato sobre o conhe-

cimento adquirido (BRASIL, 2013, p. 164).

Pensamos que a pesquisa deve ser assumida como um

ponto a ser trabalhado desde os primeiros anos de escola-

rização, de forma transversal, atravessando e unindo con-

teúdos, disciplinas, docentes, em torno de problemáticas

que motivem os estudantes, instigando-os à investigação e

solucionando os problemas levantados. Sabemos que tra-

balhar com a pesquisa em sala de aula nem sempre esteve

presente na trajetória profissional nem acadêmica de muitos

professores que hoje desenvolvem seus fazeres em esco-