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EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
juntos uma proposta que trouxesse a iniciação científica às
nossas salas de aula, interdisciplinarmente, com objetivos
comuns e, principalmente, desafiando a nós mesmos no ato
de aprender junto com nossos estudantes.
A pesquisa como estratégia de ensino vem ganhando
espaço nas salas de aula brasileiras e seus princípios estão
entre as competências que a nova Base Nacional Comum
Curricular (BRASIL, 2017, p. 7):
Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abor-
dagem própria das ciências, incluindo a investiga-
ção, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a
criatividade, para investigar causas, elaborar e tes-
tar hipóteses, formular e resolver problemas e criar
soluções (inclusive tecnológicas) com base nos co-
nhecimentos de diferentes áreas.
As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Bási-
ca (BRASIL, 2013) também trazem a pesquisa como princípio
pedagógico. O documento reforça a ideia da escola como
centro do conhecimento e que “a pesquisa como princípio
pedagógico esteja presente em toda a educação escolar
dos que vivem/viverão do próprio trabalho” (BRASIL, 2013,
p. 164). E afirmam:
A pesquisa escolar motivada e orientada por pelos
professores, implica na identificação de uma dúvida
ou problema, na seleção de informações de fontes
confiáveis, na interpretação e elaboração dessas in-
formações e na organização e relato sobre o conhe-
cimento adquirido (BRASIL, 2013, p. 164).
Pensamos que a pesquisa deve ser assumida como um
ponto a ser trabalhado desde os primeiros anos de escola-
rização, de forma transversal, atravessando e unindo con-
teúdos, disciplinas, docentes, em torno de problemáticas
que motivem os estudantes, instigando-os à investigação e
solucionando os problemas levantados. Sabemos que tra-
balhar com a pesquisa em sala de aula nem sempre esteve
presente na trajetória profissional nem acadêmica de muitos
professores que hoje desenvolvem seus fazeres em esco-