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EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

tas, obtendo um processo de interlocução no qual as inda-

gações relacionam-se aos fenômenos sociais, culturais ou

políticos e, propõe uma análise crítica, através do lançamen-

to de hipóteses e definição de formas de resolução.

Com efeito, mesmo com o passar dos anos o cenário

educacional que vem sendo construído demonstra que os

pressupostos de Freire vêm delineando grande parte das

pesquisas educacionais. No entanto, poucas são as pesqui-

sas que têm se ocupado com a busca dos referenciais que

dão sustentação ao pensamento de Freire e que procuram

articular o pensamento de Freire à atualidade educativa.

Nestes termos, a proposta apresentada pelo PNAIC

pressupõe um novo olhar para o processo de alfabetização,

o que insurge rever e recontextualizar o pensamento freiria-

no neste novo contexto. Desde a criação deste Pacto, no ano

de 2012, a formação continuada surge como política nacio-

nal e é entendida como um componente de fundamental

importância para a profissionalização docente, devendo in-

tegrar-se ao cotidiano escolar e ocorrer neste espaço, pau-

tada pelo respeito e pela valorização dos diferentes saberes,

bem como, pela experiência docente. Nesse sentido, ao lon-

go do processo, a formação se constitui em um espaço con-

tínuo de troca de conhecimentos e é formatada no conjunto

das atividades desenvolvidas ao longo da carreira docente,

com vistas à melhoria da qualidade do ensino e ao constan-

te aperfeiçoamento da prática docente, como um dos eixos

destaques do PNAIC. (MEC, 2018).

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Nestas considerações acerca do processo de alfabeti-

zação e a inserção da proposta freiriana nas formações do

PNAIC, ressalta-se que não é objetivo primordial da escrita

encontrar respostas, tampouco encerrar o ciclo das discus-

sões, mas, em especial, deixar em aberto algumas questões

que delineiam o novo cenário educacional.

Assim, concentrando-se nesta parte final, a rever as

questões que orientaram a presente discussão que compõe