1140
EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
tas, obtendo um processo de interlocução no qual as inda-
gações relacionam-se aos fenômenos sociais, culturais ou
políticos e, propõe uma análise crítica, através do lançamen-
to de hipóteses e definição de formas de resolução.
Com efeito, mesmo com o passar dos anos o cenário
educacional que vem sendo construído demonstra que os
pressupostos de Freire vêm delineando grande parte das
pesquisas educacionais. No entanto, poucas são as pesqui-
sas que têm se ocupado com a busca dos referenciais que
dão sustentação ao pensamento de Freire e que procuram
articular o pensamento de Freire à atualidade educativa.
Nestes termos, a proposta apresentada pelo PNAIC
pressupõe um novo olhar para o processo de alfabetização,
o que insurge rever e recontextualizar o pensamento freiria-
no neste novo contexto. Desde a criação deste Pacto, no ano
de 2012, a formação continuada surge como política nacio-
nal e é entendida como um componente de fundamental
importância para a profissionalização docente, devendo in-
tegrar-se ao cotidiano escolar e ocorrer neste espaço, pau-
tada pelo respeito e pela valorização dos diferentes saberes,
bem como, pela experiência docente. Nesse sentido, ao lon-
go do processo, a formação se constitui em um espaço con-
tínuo de troca de conhecimentos e é formatada no conjunto
das atividades desenvolvidas ao longo da carreira docente,
com vistas à melhoria da qualidade do ensino e ao constan-
te aperfeiçoamento da prática docente, como um dos eixos
destaques do PNAIC. (MEC, 2018).
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Nestas considerações acerca do processo de alfabeti-
zação e a inserção da proposta freiriana nas formações do
PNAIC, ressalta-se que não é objetivo primordial da escrita
encontrar respostas, tampouco encerrar o ciclo das discus-
sões, mas, em especial, deixar em aberto algumas questões
que delineiam o novo cenário educacional.
Assim, concentrando-se nesta parte final, a rever as
questões que orientaram a presente discussão que compõe