1136
EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
os professores alfabetizadores reavaliarem e recriarem suas
práticas em sala de aula.
A formação continuada dos professores alfabetizado-
res é fundamental para o combate ao analfabetismo no con-
texto brasileiro, que de acordo com dados do IBGE (Pnad
2015)
6
, são 13 milhões o número de analfabetos no Brasil.
Assim, em compromisso com a alfabetização na idade
certa, a formação continuada de professores tem como ob-
jetivo a disponibilização de ambiente com recursos teóricos
e práticos, difundindo e gerando saberes articulados, com
vistas ao aperfeiçoamento profissional docente, bem como,
a inserção de novas metodologias, a partir da abordagem
interdisciplinar dos conhecimentos e tendo como base a al-
fabetização enquanto emancipação do sujeito.
O PNAIC E AS PROPOSIÇÕES FREIRIANAS ACERCA
DA ALFABETIZAÇÃO: INSTRUMENTO DE LIBERTAÇÃO
(EMANCIPAÇÃO) DO SUJEITO
Na sociedade atual, já não há mais espaço para as prá-
ticas verticalizadas de alfabetização, em que professores en-
sinam e estudantes reproduzem de forma repetitiva e acríti-
ca. Neste sentido exposto, Freire utiliza-se, em suas críticas,
de um fundo materialista histórico que considera a escola
como estando a serviço de uma organização de Estado que
prima pelo crescimento deste, independente da realização
pessoal dos seres humanos envolvidos. Para este, a educa-
ção deveria estar a serviço da libertação dos seres humanos
e não da opressão destes, traduzindo tal libertação como
uma maior autonomia do sujeito e, propondo a alfabeti-
zação enquanto um ato revolucionário, traduzido em um
contexto histórico-social de transformação dos sujeitos e,
consequentemente, do meio em que se vive.
A educação que vem em linha contrária a tal posicio-
namento, atribuindo valor à hierarquia das pessoas e dos
6
IBGE - dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad 2015).
Disponível em:
https://agenciadenoticias.ibge.gov.br.Acesso em: 10. Mar.
2018.