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EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

os professores alfabetizadores reavaliarem e recriarem suas

práticas em sala de aula.

A formação continuada dos professores alfabetizado-

res é fundamental para o combate ao analfabetismo no con-

texto brasileiro, que de acordo com dados do IBGE (Pnad

2015)

6

, são 13 milhões o número de analfabetos no Brasil.

Assim, em compromisso com a alfabetização na idade

certa, a formação continuada de professores tem como ob-

jetivo a disponibilização de ambiente com recursos teóricos

e práticos, difundindo e gerando saberes articulados, com

vistas ao aperfeiçoamento profissional docente, bem como,

a inserção de novas metodologias, a partir da abordagem

interdisciplinar dos conhecimentos e tendo como base a al-

fabetização enquanto emancipação do sujeito.

O PNAIC E AS PROPOSIÇÕES FREIRIANAS ACERCA

DA ALFABETIZAÇÃO: INSTRUMENTO DE LIBERTAÇÃO

(EMANCIPAÇÃO) DO SUJEITO

Na sociedade atual, já não há mais espaço para as prá-

ticas verticalizadas de alfabetização, em que professores en-

sinam e estudantes reproduzem de forma repetitiva e acríti-

ca. Neste sentido exposto, Freire utiliza-se, em suas críticas,

de um fundo materialista histórico que considera a escola

como estando a serviço de uma organização de Estado que

prima pelo crescimento deste, independente da realização

pessoal dos seres humanos envolvidos. Para este, a educa-

ção deveria estar a serviço da libertação dos seres humanos

e não da opressão destes, traduzindo tal libertação como

uma maior autonomia do sujeito e, propondo a alfabeti-

zação enquanto um ato revolucionário, traduzido em um

contexto histórico-social de transformação dos sujeitos e,

consequentemente, do meio em que se vive.

A educação que vem em linha contrária a tal posicio-

namento, atribuindo valor à hierarquia das pessoas e dos

6

IBGE - dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad 2015).

Disponível em:

https://agenciadenoticias.ibge.gov.br.

Acesso em: 10. Mar.

2018.