XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1131
EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
A ALFABETIZAÇÃO COMO INSTRUMENTO
DE LIBERTAÇÃO (EMANCIPAÇÃO) DO SUJEITO:
FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM PAUTA
1
Franciele Fátima Marques
2
Tainam Gabriele Pereira Guisso
3
Cristian Fátima Stakonski
4
DELIMITAÇÃO DO TEMA: UMA INTRODUÇÃO
Perante as transformações da sociedade que a caracte-
rizam como uma sociedade complexa faz-se necessário um
novo olhar também para o contexto da escola, bem como,
para o desenrolar do processo de alfabetização neste am-
biente formalizado. Nas leituras e pesquisas até aqui realiza-
das, um questionamento torna-se recorrente e dará aqui, o
foco da presente escrita: de que modo a alfabetização pode
contribuir para a libertação(emancipação) dos sujeitos?
1
O presente texto constitui-se em uma construção a partir das experiências
em alfabetização no trabalho como Formadoras Regionais do PNAIC (Pacto
Nacional pela Alfabetização na Idade Certa) no município de Erechim - RS.
2
Graduada em Pedagogia pela Universidade Regional Integrada do Alto
Uruguai e das Missões (2005). Mestre (2010) e Doutora (2016) em Educa-
ção pela Universidade de Passo Fundo - RS, com estágio doutoral sanduí-
che em Filosofia, realizado na Universidade do Minho - Braga/PT (2015).
Atualmente é professora do Sistema Público Municipal de Ensino de Ere-
chim – RS (Educação Básica) e Professora do Departamento de Ciências
Humanas da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Mis-
sões – Campus Erechim (Ensino Superior). Formadora Regional do Progra-
ma Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) no município de
Erechim - RS. E-mail:
francielemarques@hotmail.com3
Graduada em Pedagogia pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional
do Alto Uruguai (2009). Mestre em Educação pela Universidade Federal da
Fronteira Sul –
Campus
Erechim (2017). Atualmente é professora do Siste-
ma Público Municipal de Ensino de Floriano Peixoto e do Sistema Público
Municipal de Ensino de Estação. Formadora Regional do Pacto Nacional
pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) pela Universidade Federal da
Fronteira Sul,
Campus
Erechim. E-mail:
tainam.tgpg@gmail.com4
Professora do Sistema Público Municipal de Ensino de Erechim - RS (Edu-
cação Básica). Formadora Regional do Pacto Nacional pela Alfabetização
na Idade Certa (PNAIC) no município de Erechim - RS.