XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1135
EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
e aprendizagem das crianças em seu período de alfabetiza-
ção, ou seja, nos três primeiros anos do Ensino Fundamental.
Dessa maneira, o Pacto se compunha pelos seguintes
eixos:
a. Formação continuada de forma presencial para pro-
fessores alfabetizadores e para professores orien-
tadores de estudo: cursos oferecidos nos mesmos
moldes do programa Pró-Letramento, cuja meto-
dologia prevê estudos e atividades práticas, apro-
fundando os conhecimentos sobre a alfabetização,
o letramento, a interdisciplinaridade, a inclusão e a
educação do campo.
b. Materiais didáticos, obras literárias e de apoio peda-
gógico, jogos e recursos tecnológicos: distribuição
de livros e acervos como subsídio para os professo-
res participantes, sendo que cada professor recebeu
material específico para sua turma, correspondendo
ao ano e ao número de estudantes.
c. Avaliações progressivas e sistemáticas: fichas de ava-
liação e de acompanhamento, além de testes apli-
cados pelos próprios municípios e pelo Governo, ao
longo do 2º e do 3º ano do Ensino Fundamental.
d. Gestão, controle e mobilização social: atuação con-
junta e integrada, do Governo Federal, Estadual e
do Poder Público Municipal, além da parceria com
as Universidades, com as Coordenadorias Regionais
e com as Secretarias Municipais de Educação.
O material desenvolvido para este processo está or-
ganizado de forma a contribuir com a formação continua-
da dos professores alfabetizadores e assegurar o desenvol-
vimento dos Direitos de Aprendizagem da criança dentro
do ciclo da alfabetização, tendo essa numa perspectiva de
letramento.
Os cadernos do PNAIC constituem-se em um material
didático-pedagógico riquíssimo de reflexões, de bibliogra-
fias para aprofundamento, de sugestões, entre outros, para