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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

zação em tal contexto. Os problemas inéditos e recorrentes

que marcam a sociedade atual, nos dão a possibilidade de

buscar novos olhares acerca da educação e, pportanto, da

alfabetização, em um discurso pedagógico que clama por

uma renovação.

Para a organização da escrita, inicia-se por apresentar

o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC),

seus princípios e proposições para a formação de professo-

res, para, posteriormente, discorrer sobre o “método freiria-

no de alfabetização” e, por fim, suscitar certos questiona-

mentos e problematizações acerca da relação estabelecida

entre os princípios do PNAIC e o “método de alfabetização”

de Freire, assumindo as análises numa perspectiva emanci-

patória do sujeito.

O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE

CERTA: PRINCÍPIOS E PROPOSIÇÕES

Etimologicamente, o termo Alfabetização consiste de

uma significação muito simples e reduzida, levar à aquisi-

ção do alfabeto, ou seja, aprender a ler e a escrever, numa

simples decodificação dos signos. (SOARES, 2007). Neste

sentido, a especificidade do campo da alfabetização está

intimamente ligada a aquisição do código alfabético e or-

tográfico, a partir do desenvolvimento das habilidades de

leitura e escrita.

Em se tratando de realidade brasileira, o interesse pela

alfabetização da população ganha força, principalmente,

após a Proclamação da República, com a institucionalização

dos ambientes escolares e, em especial, com o intuito de

tornar as novas gerações aptas à nova ordem política e so-

cial. A escolarização, mais especificamente, a alfabetização,

se tornou instrumento de aquisição de conhecimento, de

progresso e modernização do país. (MORTATTI, 2006).

Após esse período, muito se desenvolveu no campo

da alfabetização. Novos conceitos, teorias, metodologias e,

no entanto, apesar das novas inserções e possibilidades de

avanços educacionais, o Brasil e outros países subdesen-