XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1133
EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
zação em tal contexto. Os problemas inéditos e recorrentes
que marcam a sociedade atual, nos dão a possibilidade de
buscar novos olhares acerca da educação e, pportanto, da
alfabetização, em um discurso pedagógico que clama por
uma renovação.
Para a organização da escrita, inicia-se por apresentar
o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC),
seus princípios e proposições para a formação de professo-
res, para, posteriormente, discorrer sobre o “método freiria-
no de alfabetização” e, por fim, suscitar certos questiona-
mentos e problematizações acerca da relação estabelecida
entre os princípios do PNAIC e o “método de alfabetização”
de Freire, assumindo as análises numa perspectiva emanci-
patória do sujeito.
O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE
CERTA: PRINCÍPIOS E PROPOSIÇÕES
Etimologicamente, o termo Alfabetização consiste de
uma significação muito simples e reduzida, levar à aquisi-
ção do alfabeto, ou seja, aprender a ler e a escrever, numa
simples decodificação dos signos. (SOARES, 2007). Neste
sentido, a especificidade do campo da alfabetização está
intimamente ligada a aquisição do código alfabético e or-
tográfico, a partir do desenvolvimento das habilidades de
leitura e escrita.
Em se tratando de realidade brasileira, o interesse pela
alfabetização da população ganha força, principalmente,
após a Proclamação da República, com a institucionalização
dos ambientes escolares e, em especial, com o intuito de
tornar as novas gerações aptas à nova ordem política e so-
cial. A escolarização, mais especificamente, a alfabetização,
se tornou instrumento de aquisição de conhecimento, de
progresso e modernização do país. (MORTATTI, 2006).
Após esse período, muito se desenvolveu no campo
da alfabetização. Novos conceitos, teorias, metodologias e,
no entanto, apesar das novas inserções e possibilidades de
avanços educacionais, o Brasil e outros países subdesen-