XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
conhecimentos, estabelecendo relações de mais e menos,
melhor e pior, foi caracterizada por Freire de “Educação Ban-
cária”, onde para o autor essa educação carrega uma po-
sição mercadológica em seus pressupostos e fundamentos
teóricos, onde os conteúdos são produtos e as avaliações
podem ser entendidas como moedas. Aqui, na concepção
freiriana, os estudantes são meros depositários do conheci-
mento do professor, numa ação que inibe a autonomia e a
liberdade. (FREIRE, 2012).
Quanto mais analisamos as relações educador-edu-
cando, na escola, em qualquer de seus níveis (ou
fora dela), parece que mais nos podemos conven-
cer de que estas relações apresentam um caráter
especial e marcante – o de serem relações funda-
mentalmente
narradoras, dissertadoras
. [...] Por isto
mesmo é que uma das características desta edu-
cação dissertadora é a “sonoridade” da palavra e
não sua força transformadora. [...] Desta forma, a
educação se torna um ato de depositar, em que os
educandos são os depositários e o educador, o de-
positante. (FREIRE, 2012, p.62-63).
Por educação bancária compreende-se o fato de que
a mente do educando era como um banco no qual o educa-
dor depositava conhecimentos para serem arquivados (de-
corados) sem serem questionados ou refletidos. O conteúdo
era dissociado da realidade do educando servindo apenas
para manter a dominação sobre a massa, características de
opressão e desumanização.
Acreditava ser fundamental que as pessoas com-
preendam o seu lugar no mundo e sua função social nele.
O professor, portanto, tem um papel muito importante a
realizar, para que o pensamento crítico se desenvolva em
seus alunos. Em suas palavras: “[...] percebe-se, assim, a im-
portância do papel do educador, o mérito da paz com que
viva a certeza de que faz parte de sua tarefa docente não
apenas ensinar os conteúdos, mas também ensinar a pensar
certo.” (FREIRE, 2013, p.14).