1142
EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
do sujeito como fundamento da emancipação intelectual,
oportunizando ao educando aprender a pensar e decifrar as
relações de poder que se estabelecem na sociedade atual.
O sujeito alfabetizado para além da decodificação dos
signos da leitura e da escrita deve estabelecer conexões en-
tre as diversas esferas dos processos, social, político, econô-
mico e cultural. Como um autor que centrou seus estudos
na busca pela superação da educação da época, Freire, com-
prometido com o conceito de autonomia e de liberdade do
sujeito, possui, nas relações de poder que são estabelecidas
no ambiente escolar, um foco especial, tratando-as de for-
ma que podem tanto oprimir quanto libertar.
REFERÊNCIAS
FREIRE, Paulo.
Pedagogia da autonomia
: saberes necessá-
rios à prática educativa.
45.ed. Rio de Janeiro: Paz e
Terra, 2013.
______.
Pedagogia do Oprimido.
Rio de Janeiro: Nova Fron-
teira, 2012.
MEC.
Histórico PNAIC.
Pacto Nacional pela Alfabetização
na Idade Certa.
Disponível em:
http://pacto.mec.gov. br/historico-pnaic.Acesso em: 11. Mar. 2018.
MORTATTI, M.R.L.
História dos Métodos de Alfabetiza-
ção no Brasil.
Conferência proferida durante o Semi-
nário “Alfabetização e letramento em debate”, 2006.
Disponível em:
<http://www.unijipa.edu.br/arquivos/ historia-dos-metodos-dealfabetizacao.pdf>. Acesso
em: 02. Mar.2018.
SOARES, Magda.
Alfabetização e letramento.
5. Ed. São
Paulo: Contexto, 2007.