XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1147
EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
dos objetos que estão no contexto concreto. “No contexto
teórico tomamos distância do contexto concreto para, ob-
jetivando-o, examinar criticamente o que nele se realiza”
(FREIRE, 1995, p. 77). Assim, o objeto pesquisado é afastado
do contexto concreto num processo de distanciamento do
senso comum para que seja aproximado do pesquisador no
contexto teórico através de procedimentos metodológicos
que o delimitem, questionem, comparem. O conhecimento
científico é o resultado desse processo em que a curiosidade
superou sua ingenuidade e se tornou epistemológica.
A formação de professores e as feiras de ciências
As feiras de Ciências tiveram seu início no Brasil na
década de 60, na busca por jovens interessados em seguir
uma profissão na área científica. Os trabalhos se baseavam
no que Mancuso (1993) classifica como trabalhos de monta-
gem, como as maquetes de vulcões e experimentos repro-
duzidos de livros.
Eventos com essa natureza despontaram em todo
país e hoje são vistos como um processo de “culminância
de trabalhos escolares realizados durante certo período leti-
vo” (GONÇALVES, 2011, p. 207). Passou-se a valorizar mais o
processo que a feira demanda, como a elaboração do pro-
jeto, escolha de um tema socialmente relevante, os instru-
mentos de coleta de dados, as questões éticas da pesquisa e
não somente o produto a ser apresentado no dia do evento.
Com isso, as feiras atualmente representam “experiências
formativas para estudantes, professores e formadores, com-
preendidas em processos interativos com as comunidades
em que elas acontecem, desde o momento da investigação
até a apresentação propriamente dita dos trabalhos” (GON-
ÇALVES, 2011, p. 207).
Nesse sentido, esses eventos se transformaram em pos-
sibilidades formativas aos professores. O docente que parti-
cipa em uma feira de ciências acaba assumindo o papel de
professor-orientador de projetos científicos, o que pode im-
plicar um conhecimento que muitas vezes não possui, e cabe