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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

dos objetos que estão no contexto concreto. “No contexto

teórico tomamos distância do contexto concreto para, ob-

jetivando-o, examinar criticamente o que nele se realiza”

(FREIRE, 1995, p. 77). Assim, o objeto pesquisado é afastado

do contexto concreto num processo de distanciamento do

senso comum para que seja aproximado do pesquisador no

contexto teórico através de procedimentos metodológicos

que o delimitem, questionem, comparem. O conhecimento

científico é o resultado desse processo em que a curiosidade

superou sua ingenuidade e se tornou epistemológica.

A formação de professores e as feiras de ciências

As feiras de Ciências tiveram seu início no Brasil na

década de 60, na busca por jovens interessados em seguir

uma profissão na área científica. Os trabalhos se baseavam

no que Mancuso (1993) classifica como trabalhos de monta-

gem, como as maquetes de vulcões e experimentos repro-

duzidos de livros.

Eventos com essa natureza despontaram em todo

país e hoje são vistos como um processo de “culminância

de trabalhos escolares realizados durante certo período leti-

vo” (GONÇALVES, 2011, p. 207). Passou-se a valorizar mais o

processo que a feira demanda, como a elaboração do pro-

jeto, escolha de um tema socialmente relevante, os instru-

mentos de coleta de dados, as questões éticas da pesquisa e

não somente o produto a ser apresentado no dia do evento.

Com isso, as feiras atualmente representam “experiências

formativas para estudantes, professores e formadores, com-

preendidas em processos interativos com as comunidades

em que elas acontecem, desde o momento da investigação

até a apresentação propriamente dita dos trabalhos” (GON-

ÇALVES, 2011, p. 207).

Nesse sentido, esses eventos se transformaram em pos-

sibilidades formativas aos professores. O docente que parti-

cipa em uma feira de ciências acaba assumindo o papel de

professor-orientador de projetos científicos, o que pode im-

plicar um conhecimento que muitas vezes não possui, e cabe