XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1153
EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
dentro do projeto que estamos desenvolvendo na escola.
Importante relatar que mesmo os professores que anterior-
mente já apresentavam algum tipo de contato com projetos
de iniciação científica ou feiras de ciências ainda não haviam
trabalhado no formato dessa proposta. O entusiasmo dos
participantes, as descobertas proporcionadas pelo trabalho
coletivo vêm servindo de estímulo e aprendizado a todos os
docentes envolvidos.
Devido a incompatibilidade de horários de planeja-
mento em conjunto, optamos pelo uso de recursos como
grupo no aplicativo
e elaboração de diários de
campo com nossas atividades nos recursos do aplicativo
Google Docs
. Esses artifícios contribuem para que saibamos
um pouco sobre cada ação dos docentes participantes e que
possamos também colaborar sempre que possível.
É de vontade desse grupo docente aprender um com
o outro. Assim, sabemos dos desafios que uma constru-
ção coletiva envolvendo tantos atores pode nos trazer.
Por exemplo, a medida em que os projetos dos estudan-
tes começam a ganhar “forma”, emergem questões éticas
em suas pesquisas, problemas metodológicos e, portan-
to, estamos sendo constantemente provocados na busca
de soluções a esses problemas. Porém, apoiamo-nos num
coletivo o que traz força e consistência a nossas medidas
tomadas a cada novo desafio.
Como resultado das nossas ações voltadas aos es-
tudantes, é possível perceber em todas as turmas o en-
volvimento quanto a construção dos seus problemas de
pesquisa, alguns já avançando em outras etapas do de-
senvolvimento dos seus projetos. Esbarramos em proble-
mas estruturais, por não termos computadores para os
estudantes realizarem suas pesquisas, pela falta de es-
paço físico adequado para realização dos atendimentos.
Porém, são questões que necessitamos encontrar alter-
nativas para não trazer desânimo e barreiras aos nossos
estudantes. Também, notamos o interesse dos estudantes
dos anos iniciais em querer participar de alguma forma,