Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1153 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1153 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1153

EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

dentro do projeto que estamos desenvolvendo na escola.

Importante relatar que mesmo os professores que anterior-

mente já apresentavam algum tipo de contato com projetos

de iniciação científica ou feiras de ciências ainda não haviam

trabalhado no formato dessa proposta. O entusiasmo dos

participantes, as descobertas proporcionadas pelo trabalho

coletivo vêm servindo de estímulo e aprendizado a todos os

docentes envolvidos.

Devido a incompatibilidade de horários de planeja-

mento em conjunto, optamos pelo uso de recursos como

grupo no aplicativo

WhatsApp

e elaboração de diários de

campo com nossas atividades nos recursos do aplicativo

Google Docs

. Esses artifícios contribuem para que saibamos

um pouco sobre cada ação dos docentes participantes e que

possamos também colaborar sempre que possível.

É de vontade desse grupo docente aprender um com

o outro. Assim, sabemos dos desafios que uma constru-

ção coletiva envolvendo tantos atores pode nos trazer.

Por exemplo, a medida em que os projetos dos estudan-

tes começam a ganhar “forma”, emergem questões éticas

em suas pesquisas, problemas metodológicos e, portan-

to, estamos sendo constantemente provocados na busca

de soluções a esses problemas. Porém, apoiamo-nos num

coletivo o que traz força e consistência a nossas medidas

tomadas a cada novo desafio.

Como resultado das nossas ações voltadas aos es-

tudantes, é possível perceber em todas as turmas o en-

volvimento quanto a construção dos seus problemas de

pesquisa, alguns já avançando em outras etapas do de-

senvolvimento dos seus projetos. Esbarramos em proble-

mas estruturais, por não termos computadores para os

estudantes realizarem suas pesquisas, pela falta de es-

paço físico adequado para realização dos atendimentos.

Porém, são questões que necessitamos encontrar alter-

nativas para não trazer desânimo e barreiras aos nossos

estudantes. Também, notamos o interesse dos estudantes

dos anos iniciais em querer participar de alguma forma,