1150
EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
escola há mais de cinco anos, conhece os anseios e necessi-
dades dos estudantes na nossa escola.
O que construímos juntos?
Devido à trajetória pessoal de cada professor e a con-
vergência para o nosso interesse com as feiras de ciências,
percebemos o potencial à construção não apenas para o pro-
jeto a ser desenvolvido com os estudantes, mas também o
quanto poderíamos aprender um com o outro, pois, de acor-
do com Freire (1996), ensinar exige pesquisa. Freire (1996, p.
32) apresenta mais uma justificativa ao nosso coletivo:
Fala-se hoje, com insistência, do professor pesqui-
sador. No meu entender o que há de pesquisador
no professor não é uma qualidade ou uma forma
de ser ou de atuar que se acrescente à de ensinar.
Faz parte da natureza da prática docente a indaga-
ção, a busca, a pesquisa. O de que que se precisa é
que, em sua formação permanente, o professor se
perceba e se assuma porque professor, como pes-
quisador.
Com base em nossa primeira reunião, traçamos cinco
ações dentro do projeto a serem planejadas, estudadas e
cumpridas conjuntamente, a saber:
I. Discutimos possíveis conteúdos a serem desenvolvi-
dos em cada disciplina que poderiam contribuir para o desen-
volvimento de projetos. Dessa forma abordamos em nossas
aulas a importância do método científico, estruturação de um
projeto, experiências de outras feiras científicas no país, como
elaborar seus problemas de pesquisa, como funciona um
abs-
tract
e
keywords
, questões éticas na pesquisa, tratamento dos
dados de pesquisa, construção de gráficos e tabelas, as artes
e possíveis contribuições, entre outros. Vale ressaltar que op-
tamos em adotar um tema como fio condutor dos projetos
dos estudantes a temática da Semana Nacional de Ciência
e Tecnologia 2018 “Ciência para redução das desigualdades”
como forma de guiarmos nossas práticas em sala de aula
trazendo contribuições aos estudantes sobre essa temática.