Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1150 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1150 / 2428 Next Page
Page Background

1150

EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

escola há mais de cinco anos, conhece os anseios e necessi-

dades dos estudantes na nossa escola.

O que construímos juntos?

Devido à trajetória pessoal de cada professor e a con-

vergência para o nosso interesse com as feiras de ciências,

percebemos o potencial à construção não apenas para o pro-

jeto a ser desenvolvido com os estudantes, mas também o

quanto poderíamos aprender um com o outro, pois, de acor-

do com Freire (1996), ensinar exige pesquisa. Freire (1996, p.

32) apresenta mais uma justificativa ao nosso coletivo:

Fala-se hoje, com insistência, do professor pesqui-

sador. No meu entender o que há de pesquisador

no professor não é uma qualidade ou uma forma

de ser ou de atuar que se acrescente à de ensinar.

Faz parte da natureza da prática docente a indaga-

ção, a busca, a pesquisa. O de que que se precisa é

que, em sua formação permanente, o professor se

perceba e se assuma porque professor, como pes-

quisador.

Com base em nossa primeira reunião, traçamos cinco

ações dentro do projeto a serem planejadas, estudadas e

cumpridas conjuntamente, a saber:

I. Discutimos possíveis conteúdos a serem desenvolvi-

dos em cada disciplina que poderiam contribuir para o desen-

volvimento de projetos. Dessa forma abordamos em nossas

aulas a importância do método científico, estruturação de um

projeto, experiências de outras feiras científicas no país, como

elaborar seus problemas de pesquisa, como funciona um

abs-

tract

e

keywords

, questões éticas na pesquisa, tratamento dos

dados de pesquisa, construção de gráficos e tabelas, as artes

e possíveis contribuições, entre outros. Vale ressaltar que op-

tamos em adotar um tema como fio condutor dos projetos

dos estudantes a temática da Semana Nacional de Ciência

e Tecnologia 2018 “Ciência para redução das desigualdades”

como forma de guiarmos nossas práticas em sala de aula

trazendo contribuições aos estudantes sobre essa temática.