XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1149
EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA
Quem somos?
A escola onde atuamos está localizada em um bairro
periférico do município de Canoas, Rio Grande do Sul, com
cerca de 420 estudantes cursando do 1° ao 9° ano do ensi-
no fundamental. Das famílias que compõem a comunidade,
muitas têm sua renda baseada em empregos informais e
alguns estudantes se encontram em situação caracteriza-
da como vulnerabilidade social. Assim, a instituição possui
vários projetos buscando aproximar o estudante da escola
oferecendo atividades em turno inverso às aulas regulares e
atividades apoiadas por organizações não-governamentais.
Nossa experiência de trabalho teve início com o ano
letivo de 2018. No segundo dia após o retorno das férias
escolares, nos reunimos na escola a fim de, juntos, plane-
jarmos o projeto para Feira de Ciências a ocorrer no mês de
agosto.
Compomos um coletivo de cinco professores, dos
anos finais do ensino fundamental, das disciplinas de Ciên-
cias, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática e Ar-
tes com o intuito de construir as primeiras ideias a balizar o
projeto. Importante ressaltar que a professora de Ciências é
estudante de doutorado e seu foco de interesse são os pro-
cessos de ensino e aprendizagem que circundam as feiras
de ciências e os diferentes atores envolvidos - professores e
estudantes -. O professor de Língua Portuguesa atualmente
é estudante de mestrado, e seu foco de estudos são os pro-
cessos de letramento científico que envolvem as diferentes
fases de participação na construção de um projeto científico.
A professora de Língua Inglesa já participou anteriormente
como professora orientadora de projetos em feiras em nível
estadual. O professor de Artes participou anteriormente de
diferentes projetos na escola, inclusive como orientador de
feira de ciências em nível municipal. O professor de Mate-
mática possui menor tempo de atuação enquanto docente,
porém, por já fazer parte como professor colaborador na