XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1151
EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
Além disso, sentimos a necessidade de conversar com os es-
tudantes além dos turnos de aula regular, assim, aqueles que
necessitam de apoio em seus projetos, alguns professores
com disponibilidade em suas cargas horárias estão fazendo
atendimentos, orientando-os sobre fontes de pesquisa, rea-
lizando a leitura dos escritos desses estudantes e colocando-
-os em diálogo com outros colegas para que compartilhem
suas experiências na pesquisa.
II. Organizamo-nos de forma que cada um de nós fi-
cássemos responsáveis como professor-orientador de uma
ou duas turmas, onde esse docente deve auxiliar de forma
mais ativa os grupos e apresentar posteriormente ao nosso
grupo de professores as dúvidas, problemas e ideias que
irão emergir desses estudantes. Também achamos que seria
importante o envolvimento dos demais professores, então,
esses participam do projeto de forma colaborativa, auxilian-
do nas orientações como colaboradores de pesquisa. Com-
preendemos que a participação das famílias é fundamental
para a atuação dos estudantes. Assim, quando possível, cada
grupo poderia convidar um familiar para apoio e envolvi-
mento das atividades de pesquisa, sempre que necessário.
III. Concordamos que, além dos trabalhos desenvolvi-
dos em nossas aulas, seria necessário um apoio para além
da sala de aula e, assim, nos sábados letivos planejados pela
escola, faríamos um trabalho de apoio aos grupos. Os pro-
fessores que não são orientadores também podem partici-
par dessa ação. Em nossa primeira ação de sábado, realizada
em março, organizamo-nos em forma de “banca” para re-
ceber os grupos de estudantes de 6° ao 9° ano. Os grupos
foram previamente preparados sobre como se constitui um
problema de pesquisa e, nesse dia, deveriam expor ao cole-
tivo de professores suas ideias principais para que pudésse-
mos auxiliá-los a qualificá-las. Nossa atuação foi no sentido
de orientá-los quanto aos possíveis problemas éticos que
poderiam enfrentar com suas temáticas, diferentes alternati-
vas para a coleta de dados e instruções quanto às pesquisas
na internet, buscando sites confiáveis. Registramos nossas