Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1151 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1151 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1151

EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

Além disso, sentimos a necessidade de conversar com os es-

tudantes além dos turnos de aula regular, assim, aqueles que

necessitam de apoio em seus projetos, alguns professores

com disponibilidade em suas cargas horárias estão fazendo

atendimentos, orientando-os sobre fontes de pesquisa, rea-

lizando a leitura dos escritos desses estudantes e colocando-

-os em diálogo com outros colegas para que compartilhem

suas experiências na pesquisa.

II. Organizamo-nos de forma que cada um de nós fi-

cássemos responsáveis como professor-orientador de uma

ou duas turmas, onde esse docente deve auxiliar de forma

mais ativa os grupos e apresentar posteriormente ao nosso

grupo de professores as dúvidas, problemas e ideias que

irão emergir desses estudantes. Também achamos que seria

importante o envolvimento dos demais professores, então,

esses participam do projeto de forma colaborativa, auxilian-

do nas orientações como colaboradores de pesquisa. Com-

preendemos que a participação das famílias é fundamental

para a atuação dos estudantes. Assim, quando possível, cada

grupo poderia convidar um familiar para apoio e envolvi-

mento das atividades de pesquisa, sempre que necessário.

III. Concordamos que, além dos trabalhos desenvolvi-

dos em nossas aulas, seria necessário um apoio para além

da sala de aula e, assim, nos sábados letivos planejados pela

escola, faríamos um trabalho de apoio aos grupos. Os pro-

fessores que não são orientadores também podem partici-

par dessa ação. Em nossa primeira ação de sábado, realizada

em março, organizamo-nos em forma de “banca” para re-

ceber os grupos de estudantes de 6° ao 9° ano. Os grupos

foram previamente preparados sobre como se constitui um

problema de pesquisa e, nesse dia, deveriam expor ao cole-

tivo de professores suas ideias principais para que pudésse-

mos auxiliá-los a qualificá-las. Nossa atuação foi no sentido

de orientá-los quanto aos possíveis problemas éticos que

poderiam enfrentar com suas temáticas, diferentes alternati-

vas para a coleta de dados e instruções quanto às pesquisas

na internet, buscando sites confiáveis. Registramos nossas