Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1157 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1157 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1157

EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

A FORMAÇÃO CONTINUADA DE

PROFESSORES NA PERSPETIVA DA

GESTÃO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

DA PRÁXIS DOCENTE

Jorge Antônio de Oliveira Satt

1

Ida Letícia G. da Silva

2

Resumo

: O presente trabalho relata a experiência da equipe

gestora de escola da rede municipal de Rio Grande/RS, nas

suas tentativas de proporcionar espaços de formação para

seus professores dentro do espaço escolar, por meio de ro-

das de diálogos sobre temáticas relevantes sobre o contexto

escolar. Justifica-se a relevância deste relato por se tratar de

uma experiência, ainda em andamento, de ações que favo-

reçam o diálogo sobre a práxis docente, tarefa esta que se

revela bastante desafiadora diante da organização do espa-

ço escolar, através de grades fechadas de aulas, que impos-

sibilita este momento de partilha. No desenvolver do texto,

narramos toda a trajetória da equipe diretiva e pedagógica

no sentido de elaborar propostas que sejam motivadoras

da problematização a respeito do fazer docente, e possíveis

anúncios de mudanças deste ofício. Desta maneira, per-

cebe-se a relevância de narrar à experiência vivenciada em

nossa escola, desde as primeiras iniciativas até o atual mo-

mento, para que a partir desta reflexão possamos direcionar

as próximas ações da gestão escolar.

Palavras-chave:

Formação de professores. Gestão escolar.

Práxis.

INTRODUÇÃO

Esta escrita objetiva narrar como a gestão escolar, da

Escola Prof. João de Oliveira Martins, Rio Grande/RS, vem

1

EMEF. Prof. João de Oliveira Martins; email:

jorginhosatt@yahoo.com.br.

2

EMEF. Prof. João de Oliveira Martins; email:

idaquimica@gmail.com.