XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1157
EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE
PROFESSORES NA PERSPETIVA DA
GESTÃO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
DA PRÁXIS DOCENTE
Jorge Antônio de Oliveira Satt
1
Ida Letícia G. da Silva
2
Resumo
: O presente trabalho relata a experiência da equipe
gestora de escola da rede municipal de Rio Grande/RS, nas
suas tentativas de proporcionar espaços de formação para
seus professores dentro do espaço escolar, por meio de ro-
das de diálogos sobre temáticas relevantes sobre o contexto
escolar. Justifica-se a relevância deste relato por se tratar de
uma experiência, ainda em andamento, de ações que favo-
reçam o diálogo sobre a práxis docente, tarefa esta que se
revela bastante desafiadora diante da organização do espa-
ço escolar, através de grades fechadas de aulas, que impos-
sibilita este momento de partilha. No desenvolver do texto,
narramos toda a trajetória da equipe diretiva e pedagógica
no sentido de elaborar propostas que sejam motivadoras
da problematização a respeito do fazer docente, e possíveis
anúncios de mudanças deste ofício. Desta maneira, per-
cebe-se a relevância de narrar à experiência vivenciada em
nossa escola, desde as primeiras iniciativas até o atual mo-
mento, para que a partir desta reflexão possamos direcionar
as próximas ações da gestão escolar.
Palavras-chave:
Formação de professores. Gestão escolar.
Práxis.
INTRODUÇÃO
Esta escrita objetiva narrar como a gestão escolar, da
Escola Prof. João de Oliveira Martins, Rio Grande/RS, vem
1
EMEF. Prof. João de Oliveira Martins; email:
jorginhosatt@yahoo.com.br.2
EMEF. Prof. João de Oliveira Martins; email:
idaquimica@gmail.com.