1158
EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
buscando alternativas para promover a formação perma-
nente do professor em sala de aula, ou seja, no exercício
da profissão. Estas ações são movidas pela compreensão
de que é essencial ao fazer docente, espaços de estudo,
planejamento e discussão sobre problemáticas pertinentes
a docência, como estratégia de qualificação e fundamen-
tação da prática pedagógica. Neste sentido, concordamos
com Paulo Freire (2002) quando no que diz respeito a estes
momentos de reflexão da prática docente, “pois é pensan-
do criticamente a prática de hoje ou de ontem que se pode
melhorar a próxima prática” (p. 43-44).
Para romper com a lógica de reprodução do saber
e transformar a escola num ambiente de aprendizagem,
de produção de novos conhecimentos, é preciso que ela
assuma este papel de protagonista na construção e cria-
ção de novos saberes, sustentando suas práticas não em
discursos vazios e ingênuos, mas a partir de ações con-
cretas que articulem teoria e prática pedagógica e estas
estejam comprometidas com a transformação da socie-
dade. A formação permanente como ato político de re-
sistência e de luta contra o enfraquecimento da escola,
contra opressão que sofrem educadores e educadoras e
pelo fortalecimento do papel do professor como agente
da mudança social.
Nesta escrita, pretende-se através do diálogo entre o
diretor e a coordenadora pedagógica da escola compreen-
der os desafios e possibilidades da gestão escolar na busca
por estes espaços. Pretendem-se assim, neste entrelaça-
mento de vozes, compreender as necessidades dos profes-
sores da nossa escola, as contribuições que os espaços de
formação podem trazer para o contexto escolar, os limites
enfrentados para que a formação se efetive dentro do es-
paço escolar.
Ainda neste texto, faremos uma breve apresentação
da nossa escola, por compreender que só assim o leitor
terá uma real ideia do contexto que a experiência narrada
se realiza.