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EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
-metodológicas a respeito da elaboração e efetivação dos
mesmos. Pensando nisso, foram convidados professores,
tanto da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) quanto
da rede municipal que pudessem relatar experiências bem
sucedidas com diferentes tipos de projetos. Estes momentos
foram bastante importantes, pois trouxeram a tona a discus-
são do tema, como efetivá-los na prática de cada um, bem
como a mudança do projeto político pedagógico da escola,
que passou a constar como metodologia de ensino a orga-
nização de conteúdos por meio de projetos.
Após este evento, a escola passa a organizar encon-
tros pontuais de diálogos entre o grupo de docentes para
problematizar questões emergentes da sala de aula, tais
como conteúdos conceituais, pareceres de alunos, desen-
volvimento do processo de ensino aprendizagem. Porém,
estes encontros eram reduzidos a pequenos grupos de
cada vez, sem o envolvimento de todos os educadores da
escola.
No ano de 2018, a partir de uma articulação do nos-
so Diretor que é membro integrante do Grupo de Pesquisa
sobre Formação de Professores, Práticas Pedagógicas e de
Gestão da UNISINOS foi oportunizada a participação dos
nossos docentes no Pré Fórum de Estudos e Leituras de
Paulo Freire da referida Instituição. Para tal evento a gestão
da escola João de Oliveira assumiu os custos com transpor-
te locando um ônibus que transportasse os professores de
Rio Grande até Porto Alegre, numa estratégia de estimulo,
incentivo e de criação das condições efetivas e necessárias à
presença dos nossos professores neste encontro.
É importante registrar este feito, no sentido de que a
formação permanente como política pública carece de con-
dições concretas para sua realização, de maneira a deixar
de ser apenas um discurso e configurando-se como práti-
ca pedagógica e de gestão. Neste sentido, por sermos uma
gestão que acredita na formação permanente como instru-
mento de luta e de transformação social fomos construir as
“pontes que permitiriam essa travessia”.