Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1163 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1163 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1163

EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

do que não temos ou das dificuldades que temos, mas do

anúncio das possibilidades que temos de fazer uma educa-

ção pública de qualidade com compromisso e responsabi-

lidade social.

Para, além disso, o processo formativo tem a ver com

a nossa consciência de sujeitos inacabados, que estão de tal

forma em decorrência de determinadas circunstâncias e isto

“(...) nos mobiliza para aprender sempre, e a consciência de

imcompletude, que nos desafia a aprender com o outro (...)”.

(FREITAS, 2014, p.55).

O Fórum aconteceu em um sábado pela manhã, con-

tando com a participação de docentes da nossa escola, e

docentes de mais duas escolas públicas da rede municipal.

O evento contou com a presença de oitenta educadores.

Além disso, participaram do encontro o grupo de pesquisa

da UNISINOS e representantes da Universidade Federal do

Rio Grande.

CONSIDERAÇÕES

A escrita deste texto que trata dos movimentos forma-

tivos protagonizados pela escola culmina com a realização

do Pré Fórum de Estudos e Leituras de Paulo Freire da Escola

João de Oliveira Martins: Diálogos e reflexões sobre a práti-

ca pedagógica realizado no dia 14/04/18.

O evento constituiu-se num espaço coletivo de apren-

dizagens, de fomento de discussões, estudos, leituras e refle-

xões sobre a escola como ambiente que deve potencializar

a construção do conhecimento a partir das experiências do-

centes, articulando teoria e prática pedagógica, numa relação

mútua em que uma subsidia, qualifica, fortalece a outra.

A realização deste pré-fórum foi mais uma passo na

direção da consolidação da formação permanente que se dá

“por dentro” da escola, como instrumento que credibiliza a

escola pública como espaço de produção do conhecimento,

de saberes, dizeres e fazeres.

Ainda como desdobramento de nossa participação no

Pré Fórum da UNISINOS, após a realização do Pré Fórum