XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1163
EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
do que não temos ou das dificuldades que temos, mas do
anúncio das possibilidades que temos de fazer uma educa-
ção pública de qualidade com compromisso e responsabi-
lidade social.
Para, além disso, o processo formativo tem a ver com
a nossa consciência de sujeitos inacabados, que estão de tal
forma em decorrência de determinadas circunstâncias e isto
“(...) nos mobiliza para aprender sempre, e a consciência de
imcompletude, que nos desafia a aprender com o outro (...)”.
(FREITAS, 2014, p.55).
O Fórum aconteceu em um sábado pela manhã, con-
tando com a participação de docentes da nossa escola, e
docentes de mais duas escolas públicas da rede municipal.
O evento contou com a presença de oitenta educadores.
Além disso, participaram do encontro o grupo de pesquisa
da UNISINOS e representantes da Universidade Federal do
Rio Grande.
CONSIDERAÇÕES
A escrita deste texto que trata dos movimentos forma-
tivos protagonizados pela escola culmina com a realização
do Pré Fórum de Estudos e Leituras de Paulo Freire da Escola
João de Oliveira Martins: Diálogos e reflexões sobre a práti-
ca pedagógica realizado no dia 14/04/18.
O evento constituiu-se num espaço coletivo de apren-
dizagens, de fomento de discussões, estudos, leituras e refle-
xões sobre a escola como ambiente que deve potencializar
a construção do conhecimento a partir das experiências do-
centes, articulando teoria e prática pedagógica, numa relação
mútua em que uma subsidia, qualifica, fortalece a outra.
A realização deste pré-fórum foi mais uma passo na
direção da consolidação da formação permanente que se dá
“por dentro” da escola, como instrumento que credibiliza a
escola pública como espaço de produção do conhecimento,
de saberes, dizeres e fazeres.
Ainda como desdobramento de nossa participação no
Pré Fórum da UNISINOS, após a realização do Pré Fórum