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EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
vor da transformação de contextos sociais opressivos e da
autonomia e emancipação dos excluídos, principalmente na
América Latina e na África.
Quando pôde retornar ao país, foi convidado para
atuar como docente-pesquisador da Pontifícia Universidade
Católica de São Paulo (PUC-SP), no Programa de Estudos
Pós-Graduados em Educação: Currículo, trabalho que de-
senvolveu até o seu falecimento, em 1997. Entre 1989-1991,
Freire foi Secretário Municipal da Educação, na cidade de
São Paulo, na qual colocou em prática políticas para uma
educação pública, popular e democrática, com qualidade
social, para todos.
O seu livro mais importante, “Pedagogia do Oprimi-
do”, já foi traduzido em dezenas de idiomas. Giroux (2013)
ressalta ser esse um texto clássico da Pedagogia Crítica que
influenciou gerações de professores e intelectuais de todo o
mundo. Os exemplares desse livro já atingiram a marca de
mais de um milhão de cópias.
A crescente publicação de suas obras, em vários países,
em dezenas de idiomas, confere ao conjunto das produções
de Freire o caráter de uma obra universal que vem sendo
destacada na literatura, nos depoimentos de reconhecidos
autores da área da Educação de diferentes nacionalidades,
e na ampliação do número de pesquisas que se apoiam no
referencial pedagógico freireano
6
. Michael W. Apple, pro-
fessor da Universidade de Wisconsin-Madison, um dos mais
conhecidos especialistas internacionais no campo da edu-
cação crítica e um dos principais estudiosos do pensamento
freireano nos Estados Unidos, destaca que:
[Paulo Freire] é importante para toda essa imensi-
dão de pessoas, para muitos países, que reconhe-
cem que a nossa tarefa é “dar nome ao mundo”,
6
O uso deliberado do adjetivo freireano e flexões, assumido nesse texto e em
produções da Cátedra Paulo Freire da PUC-SP, é uma questão de preferên-
cia, pela compreensão de que a manutenção da grafia integral do sobreno-
me do autor destaca commaior vigor a procedência das produções: a matriz
de pensamento de Paulo Freire. Em alguns redutos acadêmicos significativos
seguiu-se, pois, o seguinte critério: à ortografia original do antropônimo, foi
acrescentado o sufixo ano, resultando no adjetivo freireano.