1170
EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
Educação Ambiental, Ecologia Social e Fonoaudiologia. Na
área de Exatas, as pesquisas estão nos campos de Engenha-
ria, Economia, Agricultura, Agronomia, Arquitetura, Ciências
da Computação e Design.
Registre-se, também, a ampliação do número de Ins-
titutos e Cátedras Paulo Freire em vários países do mundo,
dentre os quais estão Portugal, Espanha Itália e Estados Uni-
dos. A pesquisa de Oliveira (2015), encontrou, na América
Latina, 77 Institutos e Cátedras localizados na Argentina,
Colômbia, México, Chile e Brasil, sendo que está no Brasil
o maior número dessas instituições. Sediados ou não em
espaços acadêmicos, tais organismos dedicam-se ao ensino,
realizam publicações, pesquisas e têm organizado eventos
de caráter internacional para o aprofundamento e divulga-
ção do pensamento freireano.
É digno de nota o aumento do número de grupos de
pesquisa certificados pelo Conselho Nacional de Desenvol-
vimento Científico e Tecnológico (CNPq), que se dedicam
a pesquisar o pensamento de Paulo Freire, sob diferentes
enfoques. Estão registrados, na base do CNPq, 38 grupos de
pesquisa, revelando o interesse da academia em investigar
o legado freireano.
O PENSAMENTO DE PAULO FREIRE NA ATUALIDADE:
ANÁLISE DE POLÍTICAS E PRÁTICAS – UMA PESQUISA A
VÁRIAS MÃOS
7
O lócus de origem da pesquisa: a Cátedra Paulo Freire da
PUC-SP
Quando Paulo Freire já não estava entre nós, em sua
homenagem, a PUC-SP criou, no segundo semestre de 1998,
a Cátedra Paulo Freire, sob a direção do Programa de Edu-
cação: Currículo.
7
Conferir texto que relata edições anteriores desse projeto: SAUL, Ana Ma-
ria. O Pensamento Paulo Freire na atualidade: legado e reinvenção. Revista
e-Curriculum, vol.14, n. 1 (2016), pág. 9-34.