XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1171
EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
A Cátedra é um espaço singular para o desenvolvimen-
to de estudos e pesquisas sobre e a partir da obra de Paulo
Freire, focalizando as suas repercussões teóricas e práticas
na Educação e a sua potencialidade de fecundar novos pen-
samentos. Esse espaço acadêmico oferece, semestralmente,
um curso em nível de Pós-Graduação.
O trabalho na Cátedra tem sido o de criar/recriar um
espaço de docência coerente com princípios constitutivos da
pedagogia freireana, de modo a respeitar a cultura e o saber
dos educandos (mestrandos e doutorandos), produzir um co-
nhecimento crítico-transformador, de forma dialógica e cole-
tiva, sem dicotomizar ensino e pesquisa, teoria e prática.
Nesse espaço acadêmico, coordenado pela professora
Dra. Ana Maria Saul, originou-se uma ampla pesquisa que
vem ganhando abrangência nacional, desde o ano 2009, so-
bre o pensamento e as repercussões da proposta de Paulo
Freire em espaços públicos de educação do Brasil, com a
intenção de estudar o legado de Paulo Freire e sua reinven-
ção. Nessa investigação estão 28 pesquisadores diretos
8
que
integram a “Rede Freireana de Pesquisadores”, pertencentes
a 20 Instituições de Ensino Superior (IES)
9
, situadas em 11
Estados de diferentes regiões do Brasil e dois consultores
internacionais, da Universidade de Wisconsin (USA) e do
Minho (Portugal). A pesquisa possui dois caminhos inves-
tigativos. O primeiro deles busca analisar a materialidade e
reinvenção de aspectos da pedagogia de Freire, na atualida-
de, por meio do desenvolvimento de pesquisas empíricas,
na modalidade de estudos de caso e pesquisa intervenção.
O segundo caminho de investigação, proposto na terceira
edição dessa pesquisa (2017-2020), tem a intenção de ver-
ticalizar o estudo , fazendo uma releitura de pesquisas já
desenvolvidas por meio da metodologia da meta-análise
8
Pesquisadores diretos são professores que integram a equipe de
pesquisa desse projeto e que têm sob sua orientação, mestrandos
e doutorandos.
9
UFPA, UEPA, UECE, UFRN, UFPB, UFPE, PUC-Minas, UFES, UERJ, PUC-Rio,
PUC-SP, UFSCar, USP, UniSantos, Universidade Brasil, UFPR, UFSC, UFPel,
Unisinos, UNOChapecó.