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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

orientadora de todas as ações da Divisão de Educação de

Jovens e Adultos (DIEJA), responsável pelo delineamento

das políticas de EJA no município.

A opção pela DRE-PJ como campo de estudo apoiou-

-se no fato de que a pesquisadora encontrou, nesse contex-

to, indícios de adesão ao pensamento de Paulo Freire e a

existência de um processo formativo de professores de EJA,

em aparente sintonia com os princípios políticos e pedagó-

gicos propugnados pela DIEJA, no que se refere ao referen-

cial freireano.

A presente pesquisa parte da hipótese de que elemen-

tos do paradigma de formação permanente de Paulo Freire

vêm sendo mantidos e recriados, dada a relevância, a atuali-

dade e as características dessa proposta de formação

12

.

O que buscará demonstrar é que essa proposta não

se extinguiu na rede municipal de São Paulo, ao contrário,

tem ressurgido, em função de condicionantes políticos e es-

truturais, podendo ganhar ou perder força em virtude de

projetos de gestão pública comprometidos com a transfor-

mação social ou com a manutenção das desigualdades, em

diferentes contextos e tempos históricos.

Essa pesquisa pretende responder às seguintes questões:

Que condicionantes políticos e estruturais permitem

que o pensamento de Paulo Freire ressurja nas orientações

da DIEJA (SME) e no trabalho de formação de professores de

EJA da DRE-PJ, na gestão 2013-2016?

Como o pensamento de Paulo Freire vem se concreti-

zando e se recriando nas práticas formativas de professores

de EJA, na DRE-PJ?

A investigação está inserida em uma abordagem qua-

litativa de pesquisa. No bojo dessa abordagem, o “estudo de

caso” mostrou-se como estratégia de pesquisa adequada.

A análise inicial dos dados mostrou que as categorias

freireanas

leitura da realidade, diálogo, participação

e

ava-

liação

, implícitas no paradigma de formação permanente

12 De acordo com Paulo Freire, a formação permanente é aquela que exige a

reflexão crítica sobre a prática, que se faz no coletivo, tendo como centro

o diálogo e como horizonte, a transformação da realidade.