XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1179
EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
CARTA A QUEM OUSA RESISTIR
Eliane Renata Steuck
1
Márcia Pereira Silva
2
Márcia Madeira Malta
3
Queridos e queridas Educadoras
Escrevemos esta carta pedagógica por múltiplas ra-
zões, mas, a escrevemos, especialmente, porque ao longo da
história da humanidade, a escrita, a poesia e a arte se cons-
tituíram como um espaço de fuga das mais variadas repres-
sões vividas em cada diferente tempo histórico. Tudo que,
por alguma razão – e são muitas as razões -, “não pode” ser
manifesto através das “formas” e “caixas”, encontram nestas
vias, muitas vezes consideradas marginais, seus espaços de
‘entre linhas’, de ‘não-dito’.
Pois está aí um dos muito porquês de escolhermos
resistir escrevendo.
Desde há muito, a escrita, a música e as mais diversas
manifestações artísticas, personificam ideias e desejos de
cantores, compositores e artistas que se posicionam dian-
te de fatos de discriminações e silencionamentos, impostos
por um sistema fortemente pensado para manter preserva-
do um projeto de encolhimento dos direitos já conquista-
dos. Mas a questão a ser pensada nesta carta é a pensata so-
bre esta escola inventada, forjada para pacificamente aceitar
este projeto de exclusão.
1
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental –
PPGEA, membro do Grupo de Estudos sobre Fundamentos de Educação
Ambiental e Popular – GEFEAP da Universidade Federal do Rio Grande -
FURG. E-mail:
liasteuck@gmail.com2
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental –
PPGEA, membro do Grupo de Estudos sobre Fundamentos de Educação
Ambiental e Popular – GEFEAP da Universidade Federal do Rio Grande -
FURG. E-mail:
marciacoracoralina@yahoo.com.br3
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental –
PPGEA, membro do Grupo de Estudos sobre Fundamentos de Educação
Ambiental e Popular – GEFEAP da Universidade Federal do Rio Grande -
FURG. E-mail:
marcia.madeira@riogrande.ifrs.edu.br