XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1185
EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
CARTA PEDAGÓGICA - ESCRITA DE
UM COLETIVO DE EDUCADORES (AS)
Ida Letícia Gautério da Silva
1
Jorge Antônio de Oliveira Satt
2
Daiane Leal da Silva
3
Daniele Borges
4
Menetem Ferreira Vieira
5
Carta pedagógica
Esta é uma escrita emergente de um sonho coletivo.
Nosso escrever é coletivizado e tem como princípio o reco-
nhecimento do trabalho docente dentro da Educação Bási-
ca. Assim, esta carta é uma produção de um grupo de pro-
fessores (as) que se permitiu repensar a sua prática e, com
esperança, promover um espaço de interações e diálogos
na/para/sobre seu fazer na escola. Sendo assim, esta carta
também é um manifesto por uma Educação Pública de qua-
lidade e de valorização dos seus educadores e educadoras.
Queremos expressar de que maneira, nós docentes, estamos
pensando o processo de formação, portando, iremos narrar
nosso movimento de resistência, de desacomodar visando
problematizar nossa prática a luz do pensamento freiriano
dentro da nossa realidade, ou seja, em nossa escola.
Nessa perspectiva, iniciamos nosso relato embala-
dos por palavras como amorosidade, esperança, práxis, ri-
gor, diretividade, possibilidade, resistência. O estudo dessas
compreensões foi iniciado durante o Pré-Fórum de Estudos:
Leituras de Paulo Freire, realizado no mês de março. Nessa
ocasião, os educadores (as) da Escola Municipal de Ensino
1
EMEF. Prof. João de Oliveira Martins; email:
jorginhosatt@yahoo.com.br.2
EMEF. Prof. João de Oliveira Martins; email:
idaquimica@gmail.com.3
EMEF. Prof. João de Oliveira Martins; email:
daiane_kssino@hotmail.com4
EMEF. Prof. João de Oliveira Martins; email:
daniele.uab@gmail.com5
EMEF. Prof. João de Oliveira Martins; email:
menetem@hotmail.com