Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1185 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1185 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1185

EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

CARTA PEDAGÓGICA - ESCRITA DE

UM COLETIVO DE EDUCADORES (AS)

Ida Letícia Gautério da Silva

1

Jorge Antônio de Oliveira Satt

2

Daiane Leal da Silva

3

Daniele Borges

4

Menetem Ferreira Vieira

5

Carta pedagógica

Esta é uma escrita emergente de um sonho coletivo.

Nosso escrever é coletivizado e tem como princípio o reco-

nhecimento do trabalho docente dentro da Educação Bási-

ca. Assim, esta carta é uma produção de um grupo de pro-

fessores (as) que se permitiu repensar a sua prática e, com

esperança, promover um espaço de interações e diálogos

na/para/sobre seu fazer na escola. Sendo assim, esta carta

também é um manifesto por uma Educação Pública de qua-

lidade e de valorização dos seus educadores e educadoras.

Queremos expressar de que maneira, nós docentes, estamos

pensando o processo de formação, portando, iremos narrar

nosso movimento de resistência, de desacomodar visando

problematizar nossa prática a luz do pensamento freiriano

dentro da nossa realidade, ou seja, em nossa escola.

Nessa perspectiva, iniciamos nosso relato embala-

dos por palavras como amorosidade, esperança, práxis, ri-

gor, diretividade, possibilidade, resistência. O estudo dessas

compreensões foi iniciado durante o Pré-Fórum de Estudos:

Leituras de Paulo Freire, realizado no mês de março. Nessa

ocasião, os educadores (as) da Escola Municipal de Ensino

1

EMEF. Prof. João de Oliveira Martins; email:

jorginhosatt@yahoo.com.br.

2

EMEF. Prof. João de Oliveira Martins; email:

idaquimica@gmail.com.

3

EMEF. Prof. João de Oliveira Martins; email:

daiane_kssino@hotmail.com

4

EMEF. Prof. João de Oliveira Martins; email:

daniele.uab@gmail.com

5

EMEF. Prof. João de Oliveira Martins; email:

menetem@hotmail.com