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EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

Fundamental Professor João de Oliveira Martins da cidade

do Rio Grande viajaram até nossa capital, Porto Alegre, para

participar das ações do Pré Fórum, atividade a qual integrou

o calendário de formação continuada da escola.

Essa experiência foi frutuosa e mobilizadora, uma vez

que motivados (as) pelos diálogos feitos nesse encontro os

professores (as) fizeram uma provocação à direção para que

fosse organizado um Pré Fórum de Leituras de Paulo Freire.

Retornamos a Rio Grande, provocados (as) a desacomodar-

-nos e irmos de encontro a corrente da formação continua-

da, onde por vezes os eventos nos são enviados prontos e

sem relevância para a realidade específica de cada escola.

Diante disso, nos questionamos: enquanto escola, podemos

promover uma formação que colocasse em relevo os nossos

saberes escolares e da experiência educativa?

Partindo dessa indagação, reunimo-nos e formamos

um coletivo para organizar o evento na nossa escola. Trata-se

de um movimento de boniteza que, conforme afirma Freire

(1997), quando despertos desse sentimento encontramos

possibilidades de modificar o mundo e os nossos contextos

de ação. Éramos e somos empolgação pura! Dialogávamos

pessoalmente uma vez por semana e virtualmente qua-

se que diariamente. Estudamos o Dicionário Paulo Freire e

elencamos verbetes suleadores do nosso evento. Formamos

nossas duplas e mergulhamos em nossos verbetes. Nesse

movimento de estudo, nos propomos não somente a ler os

verbetes, mas com rigorosidade constatar esses conceitos

na vivência escolar e a partir disso repensar nossa prática.

Pesquisamos, refletimos, problematizamos, discordamos e

principalmente nos acolhemos em nossas diferenças. Cria-

mos camisetas e nos assumimos coletivo, coletivo capaz de

viver na prática o que Freire denomina “inédito viável”.

Apresentamos a proposta ao grande grupo da escola,

queríamos envolver todos os setores dela. As turmas leram

a poesia “A Escola” e dela lindos desenhos surgiram. Destes

desenhos, confeccionamos cadernos que teriam a grande

tarefa de tentar registar tudo que iríamos vivenciar no nosso