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EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
Fundamental Professor João de Oliveira Martins da cidade
do Rio Grande viajaram até nossa capital, Porto Alegre, para
participar das ações do Pré Fórum, atividade a qual integrou
o calendário de formação continuada da escola.
Essa experiência foi frutuosa e mobilizadora, uma vez
que motivados (as) pelos diálogos feitos nesse encontro os
professores (as) fizeram uma provocação à direção para que
fosse organizado um Pré Fórum de Leituras de Paulo Freire.
Retornamos a Rio Grande, provocados (as) a desacomodar-
-nos e irmos de encontro a corrente da formação continua-
da, onde por vezes os eventos nos são enviados prontos e
sem relevância para a realidade específica de cada escola.
Diante disso, nos questionamos: enquanto escola, podemos
promover uma formação que colocasse em relevo os nossos
saberes escolares e da experiência educativa?
Partindo dessa indagação, reunimo-nos e formamos
um coletivo para organizar o evento na nossa escola. Trata-se
de um movimento de boniteza que, conforme afirma Freire
(1997), quando despertos desse sentimento encontramos
possibilidades de modificar o mundo e os nossos contextos
de ação. Éramos e somos empolgação pura! Dialogávamos
pessoalmente uma vez por semana e virtualmente qua-
se que diariamente. Estudamos o Dicionário Paulo Freire e
elencamos verbetes suleadores do nosso evento. Formamos
nossas duplas e mergulhamos em nossos verbetes. Nesse
movimento de estudo, nos propomos não somente a ler os
verbetes, mas com rigorosidade constatar esses conceitos
na vivência escolar e a partir disso repensar nossa prática.
Pesquisamos, refletimos, problematizamos, discordamos e
principalmente nos acolhemos em nossas diferenças. Cria-
mos camisetas e nos assumimos coletivo, coletivo capaz de
viver na prática o que Freire denomina “inédito viável”.
Apresentamos a proposta ao grande grupo da escola,
queríamos envolver todos os setores dela. As turmas leram
a poesia “A Escola” e dela lindos desenhos surgiram. Destes
desenhos, confeccionamos cadernos que teriam a grande
tarefa de tentar registar tudo que iríamos vivenciar no nosso