1188
EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
a práxis freiriana sendo vivenciada naquele momento, pois
assim como Freire (1997, p. 41) entendemos que a práti-
ca não pode ser dissociada da teoria e vice e versa. Assim,
NOSSO Pré Fórum foi um momento de leitura pedagógica
e de transformação em que podemos “ler a escola” em con-
junto e através disso modificar nossos rumos.
Durante as rodas de conversa, trocamos relatos, expe-
riências e desabafos sobre questões da escola e dificuldades
encontradas no cotidiano. Os (as) colegas relataram a iden-
tificação com os verbetes, que ora se deu por curiosidade,
ora por necessidade/afinidade podendo com isso externar
suas ideias, dúvidas e compreensões acerca das leituras rea-
lizadas. Esse foi o momento em que todos (as) “puderam
dizer a palavra”, para posteriormente realizarmos a síntese
de tudo o que foi exposto.
Ao retornamos para o grande grupo, a apresentação
das sínteses foi um momento de emoção e destaque, pois
os grupos foram imensamente criativos na elaboração das
suas sínteses apresentando-as na forma de acróstico, car-
ta-pedagógica, palavras geradoras, esquemas e pequenos
parágrafos.
Sentimos emoção neste momento, por que pudemos
expressar as ideias de cada grupo e ao mesmo tempo com-
partilhar nossos desejos, esperanças e possibilidades.
No último momento, se deu a fala da Professora da
UNISINOS trazendo sua contribuição freiriana, comparti-
lhando suas experiências e sintetizando os principais acon-
tecimentos do evento.
Ao final, o sentimento que fica é que a experiência
não está findada, dela fica a certeza de que precisamos dar
continuidade ao processo de formação permanente que ini-
ciamos com a organização do evento. Então podemos dizer
que esta carta não é uma carta de adeus, mas sim uma carta
de até breve.
Rio Grande, abril de 2018.
Coletivos de educadores (as) da
EMEF. Prof. João de Oliveira Martins.