XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1193
EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
Local: sala ampla com espaço para organizar a oficina
em círculo e disponibilidade de som.
Palavras-chave
: Auto(trans)formação permanente com
professores. Círculos Dialógicos Investigativo-formativos.
Pesquisa-auto(trans)formação.
REFERÊNCIAS
FREIRE, Paulo.
Conscientização:
teoria e prática da liberta-
ção: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire /
Paulo Freire; São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.
______.
Extensão ou Comunicação?
8. ed. Rio de Janeiro:
Paz e Terra, 1983.
______.
Pedagogia do oprimido
, 17. ed. Rio de Janeiro: Paz
e Terra, 1987.
______.
Pedagogia da esperança.
Um reencontro com a pe-
dagogia do oprimido. 2. ed. São Paulo: Paz e Terra.
1992.
______.
Pedagogia da Autonomia:
saberes necessários à
prática educativa. 43. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra,
2011.
GADAMER, H. G
. Hermenêutica em retrospectiva
, Petro-
pólis: Vozes, 2009.
HERMANN, Nadja.
Hermenêutica e educação
. Rio de Ja-
neiro: DP&A, 2002.
JOSSO, M. C.
Experiências de Vida e Formação
. São Paulo:
Cortez, 2004.
_____.
Caminhar para si
. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010.