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EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
A formação desses professores e professoras também
é importante para o processo educativo, tendo como re-
ferência uma formação continuada diferenciada que esta
sendo oferecida pelo MEC/ SECADI , Universidade e SEC de
cada região do Brasil, através da Ação Saberes Indígenas na
Escola. Essa formação é um espaço de dialogo intercultural
,onde os professores e professoras aprendem a dizer a sua
palavra e traçam os seus caminhos para a Educação.
O CAMINHO INTERCULTURAL
A interculturalidade como possibilidade de diálogo
entre as culturas é o resultado da luta de movimentos so-
ciais-políticos para o reconhecimento dos direitos e trans-
formação social.
A interculturalidade nos põe diante de uma reflexão
epistemológica, em que as próprias ciências devem se rever,
em que temos que ter consciência de que as ciências sociais,
por exemplo, convivem com diferentes culturas e contextos,
pois não há ciência pura, há contatos culturais diversos que
possibilitam a produção de ciências diversas. Que os países
do Sul têm uma visão diferente dos países do Norte, e as
experiências locais não podem ser desperdiçadas.
O primeiro desafio é enfrentar esse desperdício de
experiências sociais presentes,
no mundo
, e que existem
alternativas novas para os problemas sociais. De acordo
com Santos (2007, p. 24), torna-se urgente um combate ao
pensamento hegemônico “reinventar a emancipação social
a partir do Sul, ou seja, dos países periféricos e semiperi-
féricos do sistema mundial”. Pensar alternativas para uma
nova sociedade mais justa valorizando o multiculturalismo,
a cidadania cultural, os direitos indígenas, seus saberes e
conhecimentos ,afirmando assim a epistemologia do Sul.
Reinventar a visão de Mundo, onde todos e todas tenham a
liberdade de escolher o lugar que queiram conviver e viver
para respeitar as diferentes culturas e povos.
Podemos buscar na filosofia intercultural, com suas
matrizes culturais, formas de argumentação e fundamenta-