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EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

A formação desses professores e professoras também

é importante para o processo educativo, tendo como re-

ferência uma formação continuada diferenciada que esta

sendo oferecida pelo MEC/ SECADI , Universidade e SEC de

cada região do Brasil, através da Ação Saberes Indígenas na

Escola. Essa formação é um espaço de dialogo intercultural

,onde os professores e professoras aprendem a dizer a sua

palavra e traçam os seus caminhos para a Educação.

O CAMINHO INTERCULTURAL

A interculturalidade como possibilidade de diálogo

entre as culturas é o resultado da luta de movimentos so-

ciais-políticos para o reconhecimento dos direitos e trans-

formação social.

A interculturalidade nos põe diante de uma reflexão

epistemológica, em que as próprias ciências devem se rever,

em que temos que ter consciência de que as ciências sociais,

por exemplo, convivem com diferentes culturas e contextos,

pois não há ciência pura, há contatos culturais diversos que

possibilitam a produção de ciências diversas. Que os países

do Sul têm uma visão diferente dos países do Norte, e as

experiências locais não podem ser desperdiçadas.

O primeiro desafio é enfrentar esse desperdício de

experiências sociais presentes,

no mundo

, e que existem

alternativas novas para os problemas sociais. De acordo

com Santos (2007, p. 24), torna-se urgente um combate ao

pensamento hegemônico “reinventar a emancipação social

a partir do Sul, ou seja, dos países periféricos e semiperi-

féricos do sistema mundial”. Pensar alternativas para uma

nova sociedade mais justa valorizando o multiculturalismo,

a cidadania cultural, os direitos indígenas, seus saberes e

conhecimentos ,afirmando assim a epistemologia do Sul.

Reinventar a visão de Mundo, onde todos e todas tenham a

liberdade de escolher o lugar que queiram conviver e viver

para respeitar as diferentes culturas e povos.

Podemos buscar na filosofia intercultural, com suas

matrizes culturais, formas de argumentação e fundamenta-