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EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
A
ética
assume características próprias do pensamento
freireano, sendo imprescindível para a educação escolar in-
dígena, pois a educação jamais pode prescindir da formação
ética.
Educadores e educadoras não podem escapar à ri-
gorosidade ética. Quando a ética é concebida como
uma reflexão crítica destinada a tematizar os crité-
rios que possibilitam superar o mal e conquistar a
humanidade do homem como ser livre, os víncu-
los entre educação e ética tornam-se fortíssimos
a ponto de podermos dizer que educar é formar
sujeitos éticos tendo em vista a humanização do
humano e das relações sociais. A educação é na
sua essência um encontro ético entre o eu e o ou-
tro. Sem ética é impossível efetivar um projeto de
educação libertador e humanizante. (TROMBETTA;
TROMBETTA, 2008, p. 178).
A educação escolar indígena deve ser orientada pela
ética, e pelo respeito humano, a convivência respeitosa
com o outro. Educar, existir na dimensão do humanismo,
só é possível a partir da ética, da solidariedade e da justiça.
Segundo Freire (1997, p. 37), [...] se se respeita a natureza
do ser humano, o ensino dos conteúdos, não pode dar-se
alheio à formação moral do educando. Educar é substanti-
vamente formar.
Quando se defende a ética na educação, estamos de-
fendendo uma vida digna para todos e todas, com luta por
mais justiça e igualdade social.
A
amorosidade
também é um dos princípios freirea-
nos mais importantes para a educação, incluindo a educa-
ção escolar indígena. A amorosidade é uma capacidade hu-
mana que remete a uma condição de finalidade existencial
ético-cultural no mundo e com o mundo. Uma amorosidade
partilhada que proporcione dignidade coletiva e utópica es-
perança em que a vida é referência para viver com justiça
neste mundo. (REDIN, STRECK E ZITKOSKI, 2008, p. 37).
A amorosidade freireana se manifesta no compromis-
so com o outro, na solidariedade e na humildade, no res-