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EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

A

ética

assume características próprias do pensamento

freireano, sendo imprescindível para a educação escolar in-

dígena, pois a educação jamais pode prescindir da formação

ética.

Educadores e educadoras não podem escapar à ri-

gorosidade ética. Quando a ética é concebida como

uma reflexão crítica destinada a tematizar os crité-

rios que possibilitam superar o mal e conquistar a

humanidade do homem como ser livre, os víncu-

los entre educação e ética tornam-se fortíssimos

a ponto de podermos dizer que educar é formar

sujeitos éticos tendo em vista a humanização do

humano e das relações sociais. A educação é na

sua essência um encontro ético entre o eu e o ou-

tro. Sem ética é impossível efetivar um projeto de

educação libertador e humanizante. (TROMBETTA;

TROMBETTA, 2008, p. 178).

A educação escolar indígena deve ser orientada pela

ética, e pelo respeito humano, a convivência respeitosa

com o outro. Educar, existir na dimensão do humanismo,

só é possível a partir da ética, da solidariedade e da justiça.

Segundo Freire (1997, p. 37), [...] se se respeita a natureza

do ser humano, o ensino dos conteúdos, não pode dar-se

alheio à formação moral do educando. Educar é substanti-

vamente formar.

Quando se defende a ética na educação, estamos de-

fendendo uma vida digna para todos e todas, com luta por

mais justiça e igualdade social.

A

amorosidade

também é um dos princípios freirea-

nos mais importantes para a educação, incluindo a educa-

ção escolar indígena. A amorosidade é uma capacidade hu-

mana que remete a uma condição de finalidade existencial

ético-cultural no mundo e com o mundo. Uma amorosidade

partilhada que proporcione dignidade coletiva e utópica es-

perança em que a vida é referência para viver com justiça

neste mundo. (REDIN, STRECK E ZITKOSKI, 2008, p. 37).

A amorosidade freireana se manifesta no compromis-

so com o outro, na solidariedade e na humildade, no res-