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EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

em Língua Indígena ou Língua Portuguesa como segunda

língua ou língua adicional; d) conhecimentos indígenas, in-

clusive numeramento.

O programa também tem como meta a produção de

material didático-pedagógico para as escolas indígenas,

contemplando diferentes linguagens. Para participar da

Ação Saberes Indígenas na Escola são indicados professores

indígenas em exercício, com formação inicial específica e di-

ferenciada, que serão preparados para atuar junto aos seus

pares como orientadores de estudo. Também participam

sábios indígenas, reconhecidos no programa como pesqui-

sadores, responsáveis por articular os saberes ancestrais na

formação de professores, visando fortalecer lideranças edu-

cacionais na perspectiva da autonomia e autodeterminação.

A ação Saberes Indígenas na Escola é um espaço de

formação de professores indígenas, está na 3ª edição, com

18 orientadores; 226 professores kaingang; 5 orientadores

guarani e 54 professores guarani; além de 4 formadores

indígenas; 2 formadores não indígenas; 2 pesquisadores

(sábios) guarani e 4 pesquisadores (sábios) kaingang. Já a

equipe do SEDUC/RS é composta por 2 representantes; 2

supervisores da UFRGS; entre equipe administrativa e finan-

ceira são 6 participantes; coordenação do projeto, além de 4

conteudistas da UFRGS.

Abrange 48 escolas kaingang em 24 terras indígenas,

e 27 escolas guarani em 27 terras indígenas, são diferentes

lugares, todos com respeito e diálogo entre o povo indíge-

na. Segundo Freire (1987, p. 101), em Pedagogia do Oprimi-

do, “simplesmente, não posso pensar pelos outros nem para

os outros. A investigação do pensar do povo não pode ser

feita sem o povo, mas com ele, como sujeito do seu pensar.”.

Pensar a educação escolar indígena é também respei-

tar a interculturalidade, a cultura e o viver do indígena. Ou-

vir o povo indígena, os sábios indígenas, os professores (as)

indígenas. Estão envolvidos na ação Saberes Indígenas na

Escola os professores indígenas, os pesquisadores indígenas

(sábios indígenas), formadores da Universidade. Uma equi-