1204
EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
em Língua Indígena ou Língua Portuguesa como segunda
língua ou língua adicional; d) conhecimentos indígenas, in-
clusive numeramento.
O programa também tem como meta a produção de
material didático-pedagógico para as escolas indígenas,
contemplando diferentes linguagens. Para participar da
Ação Saberes Indígenas na Escola são indicados professores
indígenas em exercício, com formação inicial específica e di-
ferenciada, que serão preparados para atuar junto aos seus
pares como orientadores de estudo. Também participam
sábios indígenas, reconhecidos no programa como pesqui-
sadores, responsáveis por articular os saberes ancestrais na
formação de professores, visando fortalecer lideranças edu-
cacionais na perspectiva da autonomia e autodeterminação.
A ação Saberes Indígenas na Escola é um espaço de
formação de professores indígenas, está na 3ª edição, com
18 orientadores; 226 professores kaingang; 5 orientadores
guarani e 54 professores guarani; além de 4 formadores
indígenas; 2 formadores não indígenas; 2 pesquisadores
(sábios) guarani e 4 pesquisadores (sábios) kaingang. Já a
equipe do SEDUC/RS é composta por 2 representantes; 2
supervisores da UFRGS; entre equipe administrativa e finan-
ceira são 6 participantes; coordenação do projeto, além de 4
conteudistas da UFRGS.
Abrange 48 escolas kaingang em 24 terras indígenas,
e 27 escolas guarani em 27 terras indígenas, são diferentes
lugares, todos com respeito e diálogo entre o povo indíge-
na. Segundo Freire (1987, p. 101), em Pedagogia do Oprimi-
do, “simplesmente, não posso pensar pelos outros nem para
os outros. A investigação do pensar do povo não pode ser
feita sem o povo, mas com ele, como sujeito do seu pensar.”.
Pensar a educação escolar indígena é também respei-
tar a interculturalidade, a cultura e o viver do indígena. Ou-
vir o povo indígena, os sábios indígenas, os professores (as)
indígenas. Estão envolvidos na ação Saberes Indígenas na
Escola os professores indígenas, os pesquisadores indígenas
(sábios indígenas), formadores da Universidade. Uma equi-