XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1209
EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
COMO DIALOGAR DE FORMA
PROBLEMATIZADORA COM OS PROFESSORES
SOBRE O GOLPE DE ESTADO DE 2016 NO BRASIL?
Fábio da Purificação de Bastos
1
Gomercindo Ghiggi
2
INTRODUÇÃO
Tomemos inicialmente o conceito de Realidade Con-
creta em Freire.
“Uma ‘situação-limite’, como realidade concreta,
pode provocar em indivíduos de áreas diferentes
e até de subáreas de uma mesma área, temas e
tarefas opostos, que exigem, portanto, diversifica-
ção programática para o seu desvelamento” (Freire,
1970, p.61, grifos em negrito nossos).
Nossos grifos em negrito sinalizam ação cultural para
a liberdade. Foquemos na realidade brasileira atual, assu-
mindo sua atualidade de 2016 para cá. Para nós o que está
colocado é que o impedimento de uma presidente, eleita
democraticamente pelo voto popular e deposta pela ação
judiciária-parlamentar, requer diálogo-problematizador em
torno de temas e tarefas, com o intuito de desvelar o vivido
(Barbu, 1956).
Como docentes formadores de professores, nas ins-
tâncias inicial e continuada, no escopo universitário público,
gratuito, laico e de qualidade, essa tarefa ganha não apenas
caráter prioritário, mas centralidade na tarefa da produção
da liberdade cultural. Sendo assim, tomamos a seguir os três
princípios-chave da Pedagogia da Autonomia de Freire, para
orientados pelos mesmos, construir as diretrizes curricula-
1
Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Departamento
de Metodologia do Ensino, email
fabio@ufsm.br2
Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Educação, Departamento
de Fundamentos da Educação, e-mail
gghiggi@terra.com.br