XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1215
EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
“A resposta nos parecia estar:
a) num método ativo, dialogal, crítico e criticizador;
b) na modificação do conteúdo programático da
educação;
c) no uso de técnicas como a da Redução e da Co-
dificação.
Somente um método ativo, dialogal, participante,
poderia fazê-lo” (Freire, 1967, p. 114, grifos em ne-
grito nossos).
Na nota de rodapé da citação acima, o autor ainda
esquematiza, com o intuito de objetificar sua concepção de
interação dialógico-problematizadora: “
A com B
= DIÁLO-
GO/comunicação/intercomunicação
→
←
Relação de “simpatia” entre os polos, em busca de algo
.
Matriz: Amor, humildade, esperança, fé, confiança, critici-
dade” (Freire, 1967, p. 114, grifos em negrito nossos). Cabe
destacar que nossos grifos pretender ressaltar a parceria
entre educandos-educadores e educador-educando, exata-
mente na expressão “com”, na “relação de simpatia” (que
exige empatia) e na “busca de algo”, que na nossa leitura é a
compreensão e transformação da realidade concreta.
A partir da página 118 (do documento no formato PDF
e 111 da obra impressa digitalizada) o autor apresenta e
analisa, inclusive com exemplos de sua vivência educacional,
as “fases de elaboração e de execução prática do Método”,
que conforme já dissemos, pretendemos nos guiar.
“Fases:
1. Levantamento do universo vocabular dos grupos
com quem se trabalhará.
2. A segunda fase é constituída pela escolha das
palavras, selecionadas do universo vocabular pes-
quisado.
3. A terceira fase consiste na criação de situações
existenciais típicas do grupo com quem se vai tra-
balhar.