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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

“A resposta nos parecia estar:

a) num método ativo, dialogal, crítico e criticizador;

b) na modificação do conteúdo programático da

educação;

c) no uso de técnicas como a da Redução e da Co-

dificação.

Somente um método ativo, dialogal, participante,

poderia fazê-lo” (Freire, 1967, p. 114, grifos em ne-

grito nossos).

Na nota de rodapé da citação acima, o autor ainda

esquematiza, com o intuito de objetificar sua concepção de

interação dialógico-problematizadora: “

A com B

= DIÁLO-

GO/comunicação/intercomunicação

Relação de “simpatia” entre os polos, em busca de algo

.

Matriz: Amor, humildade, esperança, fé, confiança, critici-

dade” (Freire, 1967, p. 114, grifos em negrito nossos). Cabe

destacar que nossos grifos pretender ressaltar a parceria

entre educandos-educadores e educador-educando, exata-

mente na expressão “com”, na “relação de simpatia” (que

exige empatia) e na “busca de algo”, que na nossa leitura é a

compreensão e transformação da realidade concreta.

A partir da página 118 (do documento no formato PDF

e 111 da obra impressa digitalizada) o autor apresenta e

analisa, inclusive com exemplos de sua vivência educacional,

as “fases de elaboração e de execução prática do Método”,

que conforme já dissemos, pretendemos nos guiar.

“Fases:

1. Levantamento do universo vocabular dos grupos

com quem se trabalhará.

2. A segunda fase é constituída pela escolha das

palavras, selecionadas do universo vocabular pes-

quisado.

3. A terceira fase consiste na criação de situações

existenciais típicas do grupo com quem se vai tra-

balhar.